A prova tem muitas regras específicas, Conheça agora, o que você não pode fazer no ENEM.

Saiba agora o que você não pode fazer na prova do ENEM

Por sua dimensão e importância, a prova do ENEM é repleta de regras impostas pelo INEP para ser organizado e justo para todos os candidatos, por isso, se você vai fazer o exame este ano, é obrigatório saber todas as informações. Conheça agora, o que você não pode fazer na prova do ENEM.

Neste post, você irá conferir os seguintes conteúdos:

  • As principais regras do ENEM
  • Por que é importante saber as regras?
  • Atenção aos vestibulares

Boa leitura!

AS PRINCIPAIS REGRAS DO ENEM

No nosso último post, falamos tudo sobre as principais regras da redação do ENEM, mas não é apenas nesta parte que o candidato deve seguir as orientações impostas.

De antemão, toda a prova do ENEM exige seriedade e atenção para não ser eliminado. Afinal, alguns erros podem causar a anulação da sua prova.

Então, confira as 7 principais regras que você deve seguir no ENEM:

1 – Documento oficial: você será barrado, caso o documento não seja o correto. É isso mesmo! É obrigatório levar documento OFICAL com foto, caso contrário, você sequer fará a prova.

2 – Sem atrasos: Os horários pré-definidos são seguidos com seriedade, ou seja, organize-se e chegue com uma hora de antecedência.

3 – É só papel e caneta: Nada de levar material escolar. Você só pode entrar com CANETA na prova do ENEM e ela deve ser OBRIGATORIAMENTE de tinta preta e transparente.

4 – Sem ‘carga’ extra: Você pode levar lanches rápidos e água, por conta do longo período da prova, mas tudo deve estar em saco/recipientes transparentes. Nada de celular ou qualquer outro meio eletrônico que possibilite contato com o mundo externo.

5 – Porta-objetos: Você vai receber um porta-objetos na entrada da sala para guardar tudo que não for ficar na mesa (só fica na mesa: caneta, água e comida). Você só pode pegar a sacola novamente, após o final da prova.

6 – Fora da sala: Para ir ao banheiro, você será acompanhado por um fiscal. É recomendável, não interagir nestas “saidinhas” ou realizar qualquer tipo de consulta, isso pode causar eliminação.

7 – Cuidados com a prova: Não faça anotações/desenhos ou qualquer tipo de rasura na sua prova ou no cartão de respostas. Lembre-se de seguir as orientações, preencher tudo da forma correta e entregar ao aplicador antes de sair.

Além disso, nos sites do MEC e do Inep você pode consultar mais informações sobre todas as regras oficiais da prova do ENEM. Evite erros!

POR QUE É IMPORTANTE SABER AS REGRAS?

Bem como dito no tópico acima, é essencial estar ligado em todas as regras impostas pelos órgãos responsáveis pelo ENEM, pois isso pode anular a sua prova ou influenciar a sua nota.

Além de focar nos estudos, uma prova do porte do ENEM também demanda muita dedicação aos detalhes e informações gerais. Ninguém merece estudar muito e ser eliminado ou ter uma nota ruim por um erro pequeno, não é mesmo?

Nesse sentido, acompanhe o Descomplicando o ENEM e nosso grupo no Telegram, assim você poderá ficar por dentro de tudo!

Para não quebrar as regras, a dica é ter um planejamento prévio. Faça (e siga) um planner para o ENEM!

Dessa forma, você poderá acompanhar e organizar não só o seu calendário de estudos, mas também deixar anotações importantes, prazos e lembretes.

Assim, você estará preparado para fazer sucesso na prova do ENEM e, também, nos vestibulares!

ATENÇÃO AOS VESTIBULARES

A princípio, grande parte das pessoas que estão se preparando para o ENEM, também irão prestar vestibulares nas instituições privadas de ensino superior.

Se esse é o seu caso, também é importante ter atenção aos vestibulares. As faculdades costumam disponibilizar editais com todas as regras, exemplificando o que pode e o que não pode fazer em suas provas.

Sendo assim, é importante sempre consultar essas informações antes do dia da prova.

Neste caso, se for prestar vestibular para mais de uma faculdade, lembre-se que cada uma impõem as próprias regras e as informações devem ser consultadas separadamente.

O vestibular da Multivix contém todas as informações para os candidatos, apoio com atendimento em todas as plataformas, além de inscrições, provas e até matrícula on-line.

Na Multivix, o estudante encontra a qualidade e a praticidade que precisa. Saiba mais!

Leia também: 3 dicas simples para escolher a faculdade ideal

Por fim, é importante seguir as instruções e ficar ligado nas informações e atualizações até o dia da prova, entretanto, o ENEM não é um ‘bicho de sete cabeças’, confie no seu potencial e conquiste uma boa nota!