Preparamos um artigo simples para você que você conheça o INEP antes de fazer a prova do ENEM

Conheça o INEP antes de fazer a prova do ENEM

Prestar o ENEM exige diversos conhecimentos do candidato durante a prova e também, em tudo que envolve o exame, afinal, são diversas regras, direcionamentos e ações importantes para quem vai prestar o vestibular. Entre elas, têm os órgãos responsáveis, como o INEP.

Preparamos um artigo simples para você que você conheça o INEP antes de fazer a prova do ENEM. Vai fazer o exame este ano? Então essa leitura é pra você!  

Diretrizes, datas, conteúdos e regras

Isso tudo e muito mais é decidido pelo INEP, a sigla para Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O instituto é responsável por diversos projetos educacionais, como o Encceja, criado para oportunizar a conclusão do ensino médio para jovens e adultos que não conseguiram finalizar os estudos no tempo certo e também, o próprio Enem.

No caso específico do Enem, o INEP é o órgão responsável por tomar decisões, definir todas as informações a respeito da prova e por aplicá-la no Brasil todo.

 A dica é estar sempre de olho nas publicações que envolvam o instituto, assim você não perderá nenhuma informação sobre a prova, porque é através dele que será possível ficar por dentro de mudanças ou novidades.

Qualidade do ensino brasileiro

O INEP não só é responsável por diversos projetos educacionais, como também atua na garantia da qualidade do ensino superior. O instituto comanda indicadores importantes como IGC, CPC e Enade.

Baseado em avaliações de qualidade em aspectos como ensino, estrutura física, apoio educacional, corpo docente, entre outras características que vão definir o sucesso (ou não) da formação superior, o instituto incentiva uma melhora contínua das instituições, além de ajudar os estudantes a encontrarem as melhores faculdades.

A cada avaliação, as instituições recebem notas de 1 a 5 e o estudante pode ficar por dentro dessas informações, gerando a capacidade de escolhas melhores. É extremamente importante ficar de olho nesses indicadores antes de escolher sua faculdade.

Está chegando a hora!

Agora que você já sabe a importância do INEP, lembre-se de sempre acompanhar o site e as páginas oficiais do instituto para não perder nenhuma informação importante.

No endereço eletrônico www.enem.inep.gov.br, você têm acesso ao cronograma completo do ENEM, regras, dúvidas frequentes e muitos outros conteúdos que devem ser lidos antes do exame. É importante que você conheça o INEP, mas também que o acompanhe.

Vale lembrar que as inscrições já começaram, então deixe a procrastinação de lado e embarque de vez nos estudos! Para te ajudar neste processo, aprenda a criar um plano de estudos para o vestibular e invista em conhecimento.

Pode ser uma missão difícil estudar tantos conteúdos de casa, mas no Descomplicando o ENEM, você vai ter o apoio de vários profs super preparados e especializados no ENEM, podendo se preparar para a prova, na segurança da sua casa.

A plataforma oferece vídeo aulas, lives, simulados e conteúdos extras que vão te ajudar a entender todos os conteúdos de forma prática e interativa. As inscrições são gratuitas até o dia 31 de maio de 2020. Não vai perder, né?

Concentre seu tempo nos estudos e nas informações confiáveis para estar preparado no dia do exame. Confie no seu potencial e garanta sua vaga no ensino superior!