Escolher a faculdade é um dos primeiros passos para quem deseja construir um carreira com melhores oportunidades. Veja 3 passos simples para não errar.

3 dicas simples para escolher a faculdade ideal

Escolher a faculdade é um dos primeiros passos para quem deseja construir uma carreira com melhores oportunidades, pois a instituição escolhida vai influenciar (e muito!) na qualidade da formação profissional, além da estrutura e apoio necessários durante o curso.

Para isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realiza diversas avaliações que apontam as melhores faculdades, de acordo com os resultados de cada uma delas em critérios como ensino, capacitação dos alunos, estrutura oferecida e muito mais.

Confira aqui a lista das melhores faculdades do Espírito Santo.

Então, é preciso estar atento as recomendações do INEP e se a faculdade possuí, ao menos, reconhecimento do MEC para o funcionamento.

Separamos algumas dicas simples para você escolher sua faculdade ideal:

 

Defina seu curso

Anteriormente apontamos que escolher a faculdade que vai se formar, é UM DOS primeiros passos, né? Pois é, o primeiro MESMO, é escolher seu curso!

Essa dica é muito válida, porque assim como o INEP avalia as instituições, ele também mostra os melhores cursos que têm pelo Brasil. A primeira dica é escolher o curso que deseja fazer para que então, a partir dessa escolha, você avalie se a faculdade desejada irá atender suas expectativas.

Ler também: Saiba quais são os 10 melhores cursos de Direito do Brasil

Ainda tem dúvidas quanto a isso? Não tem problema! Faça agora o Teste de Carreiras e em poucos minutos, receba um resultado com as melhores escolhas, de acordo com seu perfil.

Descubra seus interesses 

Existem milhares de faculdades espalhadas pelo Brasil, cada uma delas tem sua forma de funcionar e, claro, nem todos irão atender aos seus interesses. Por isso, é importante definir alguns interesses desde o início.

Por exemplo: Se você gosta de pesquisa e pretende seguir nesse ramo, a universidade é o local ideal para você, mas se você pretender terminar a faculdade e já ir direto para o mercado de trabalho, estando capacitado para isso, a dica é optar por uma faculdade.

Outro exemplo que está cada vez mais comum é a modalidade de ensino: EaD ou Presencial?

Esse é um dilema muito importante de ser decidido, afinal, o EaD já conquistou o mercado mundial e é reconhecido dentro e fora do mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, você também possa preferir o tradicionalismo e conforto que o ensino presencial tem.

Tudo vai depender dos seus interesses!

Saiba o que a faculdade tem a oferecer

Em uma era tão digital e com grande circulação de informação, é preciso aprender a usar a internet a seu favor. Está interessado em alguma faculdade? Dê uma ‘google’ nela!

Pesquise, entre em contato, faça perguntas, conheça todas as informações sobre o curso que deseja fazer e cada serviço que ela pode te oferecer. Quando falamos em fazer uma faculdade, estamos falando de anos dedicados aos estudos na instituição escolhida, então, não dá para vacilar.

Oportunidades como bolsas e financiamentos, descontos, serviços de atendimento ou apoio para estágios e empregos, por exemplo, devem existir dentro de uma instituição de ensino.

Continue lendo: Veja como você pode usar o ENEM

Por fim, a dica é: busque todas as informações possíveis antes de iniciar sua faculdade. Manter-se informado e fazer a escolha certa, será sua garantia de que terá um ensino de qualidade e uma formação que te deixará preparado para uma carreira brilhante.

O sucesso depende de você!