Para estudar na Netflix: Confira a lista completa de filmes para o ENEM

O Descomplicando O Enem preparou essa lista completa de filmes para que sirvam como um apoio nos seus estudos

Quem vai prestar o ENEM sabe como a prova exige muito estudo e dedicação, mas não é só nos livros que você encontrará conhecimento válido para a prova. Confira a lista completa de filmes para o ENEM que vão garantir sua aprendizagem para a prova. 

Neste artigo, você irá ler sobre: 

  • Além dos livros 
  • Lista Completa de Filmes para o ENEM
  • Integração e Dedicação 

ALÉM DOS LIVROS

Antes de mais nada, saiba que os estudos não precisam ser algo monótono, é possível aprender de forma mais interativa e divertida, principalmente para uma prova como o ENEM que possui muitos conteúdos. 

Além de trazer mais dinamismo, varias seu formato de estudo também pode te ajudar a aprender mais e ter outras visões. 

Sendo assim, a dica é procurar por filmes, livros, estudos no Google Acadêmico, estudar com a galera, compartilhar ideias com professores e explorar métodos de aprendizagem. 

Neste artigo, você vai conhecer uma lista de 15 indicações de filmes para o ENEM. Confira! 

LISTA COMPLETA DE FILMES PARA O ENEM

GETÚLIO 

Se vamos falar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova realizada por milhares de estudantes em todo o Brasil, é claro que o 1° da lista de filmes para o ENEM, será de uma produção brasileira e sobre uma história muito importante do nosso país. 

Portanto, “Getúlio” é um importante filme para ser assistido antes do ENEM, porque ele traz um dos principais assuntos da história do Brasil: a Ditadura Militar. 

A QUEDA: AS ÚLTIMAS HORAS DE HITLER 

Igualmente, por falar em filmes indispensáveis para o ENEM, a produção “A Queda: as últimas horas de Hitler” também é quase obrigatório. 

Em síntese, a segunda guerra mundial costuma ser assunto em diversas questões de História no ENEM e essa opção te colocará por dentro desse universo. 

CENTRAL DO BRASIL 

Um dos filmes mais importantes da história do cinema brasileiro também não poderia faltar na nossa lista. 

A “Central do Brasil” retrata a realidade de muitos brasileiros como o abandono e desigualdade social. Será de grande ajuda em História e Sociologia. 

ÁGORA

A história da Grécia Antiga e o início dos estudos de Filosofia, Matemática e Astronomia são retratadas no filme “Ágora”. É possível capturar muitas informações para a prova.

V DE VINGANÇA 

Em um cenário onde a Inglaterra é ocupada por um governo fascista e vive sob um regime totalitário, o filme “V de Vingança”, te ajudará a entender muitos processos políticos e históricos. Além de ser uma das melhores do cinema. 

1984 

Seguindo a linha de “V de Vingança”, a produção “1984” conta a história de uma sociedade vivendo em um regime repressivo, focando em um cidadão que começa a refletir sobre a situação do lugar em que vive. 

Sendo assim,“1984” é um filme completo para te ajudar em Filosofia, História e Sociologia. 

LARANJA MECÂNICA 

Mais um clássico do cinema na nossa lista! “Laranja Mecânica” é importante por trazer conhecimentos sobre Sociologia, História e até mesmo, Ciências. 

As cenas podem ser um pouco pesadas para algumas pessoas, então certifique-se de assistir o trailer antes. 

OLGA

O filme retrata a luta da militante alemã Olga Benário e de seu companheiro, o líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes. Ambos são personagens importantes da História e, tanto eles, quanto os cenários retratados no filme, poderão te ajudar muito na prova. 

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

A escravidão também é um tema que sempre cai no ENEM e nos principais vestibulares do país, então, “12 de Escravidão” será de grande ajuda para seus estudos. 

O filme mostra o cenário de abusos vividos pelos escravos e todas as implicações sociológicas e históricas que levaram à isso. É imperdível! 

WALL.E

Talvez você já conheça o filme “Wall.E” como uma produção da Disney, mas te garanto que com a visão certa ao assistir, essa produção te ajudará a compreender muitos conteúdos. 

A discussão sobre meio ambiente, maus hábitos humanos e a vida na terra, podem ser discussões no ENEM. 

A ÚLTIMA HORA

Essa opção também está entre os filmes “quase obrigatórios para o ENEM”. Isso, porque ele retrata muitos conteúdos sobre capitalismo, meio ambiente e muitos dos problemas atuais da sociedade. 

O filme “A Última Hora” irá te ajudar na prova objetiva e até mesmo, na redação, dependendo do tema desta edição. 

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

E por falar em redação, o clássico “Sociedade dos Poetas Mortos” vai te trazer muitos ensinamentos para Literatura e Redação. 

No filme, o professor de Inglês desenvolve diferentes métodos de estudos para seus alunos. Que tal aplicar um deles no seus estudos para o ENEM? 

O Dia Que Durou 21 Anos

O filme “O Dia Que Durou 21 Anos” conta um fato pouco conhecido: a influência dos americanos na Ditadura Militar Brasileira. 

Se você precisa aprofundar seus conhecimentos no tema, o filme com certeza vai clarear suas ideias e te ensinar novos conteúdos. 

Interestelar 

Além de ser um filme muito premiado, o “Interestelar” é uma verdadeira aula de Física. 

Vale destacar que um premiado físico participou da roteirização do filme, o que garante muitos trechos com grandes ensinamentos que irão te ajudar muito na prova do ENEM. 

O Desastre de Chernobyl

Por último, destacamos uma produção cinematográfica imperdível e que poderá te ajudar em História e Química. 

“O Desastre de Chernobyl” conta um pouco sobre um dos maiores desastres da humanidade e nos ajuda a entender como funciona uma arma química e suas consequências. 

Leia também: Saiba como conseguir estudar sozinho para o ENEM

A nossa lista de filmes para o ENEM termina aqui. Por fim, a dica é maratonar toda a lista, mas é claro, não pode parar por aí. Explore mais produções e aprenda de forma divertida.

Quase todas as indicações são encontradas no Youtube ou Netflix.

INTEGRAÇÃO E DEDICAÇÃO 

Enfim, o Descomplicando O Enem preparou essa lista completa de filmes para o ENEM, que sirvam como um apoio nos seus estudos, o importante é saber integrar os conteúdos e manter a dedicação. 

Ou seja, não fique apenas de cara para os livros, explore opções de aprendizagens e aprenda a revezar esses métodos para otimizar sua aprendizagem. 

Em conclusão, lembre-se de manter a dedicação e o foco total nos estudos para garantir sua vaga na facul. O Vest Multivix 2021/1 já está com inscrições abertas, confira.

Rolar para cima