Entenda melhor a forma correta de fazer redação do ENEM e como funciona o processo avaliativo da banca

Descubra quais são as regras da redação do ENEM

Assim como toda a prova do ENEM, a redação também deve obedecer a algumas regras definidas pelo INEP e o candidato precisa estar atento à todas elas para não sofrer penalizações na pontuação final do exame. Conheça quais são as regras da redação do ENEM.

Neste texto, você irá conferir:

  • Principais regras da redação do ENEM
  • Erros que podem zerar a redação
  • Como garantir uma prova dentro das regras

Entenda melhor a forma correta de fazer redação e o processo avaliativo da banca. Boa leitura!

PRINCIPAIS REGRAS DA REDAÇÃO DO ENEM

  • Leve a caneta certa!

Pode até ser estranho ver esse primeiro tópico em um blog post sobre as regras para fazer a redação do ENEM, mas esses cuidados já começam antes mesmo de você receber a prova.

De acordo com as regras do ENEM, o candidato deve usar apenas caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O uso desse tipo de caneta é obrigatório e a prova pode ser anulada, caso seja utilizada algum diferente.

Portanto, lembre-se de separar ao menos duas canetas nesse formato, para ter mais opções caso uma delas apresente problemas. Não dê espaço para o azar!

  • Escreva de forma inteligente

Por regra, uma redação do ENEM deve ter o mínimo de 7 linhas e máximo de 30. A dica é se dedicar para escrever cerca de 20 linhas, mas jamais seja prolixo ou escreva coisas sem sentido.

Cada parágrafo deve ter ligação com os demais, seguindo a técnica de texto dissertativo-argumentativo, onde é preciso concluir uma tese e fazer uma proposta de intervenção para o cenário apresentando, através da introdução, desenvolvimento e conclusão, respectivamente.

Saiba mais aqui: 7 passos para fazer uma redação nota mil!

  • Sem preocupações com título

A criação de um título para a redação não é obrigatória no ENEM. É possível fazer toda a redação sem o título e não perder pontos por essa decisão.

Caso você opte por criar um título para sua redação, fuja de opções óbvias ou cópias do tema, é importante ser criativo e inteligente, seguindo o pensamento formado ao longo do texto e chamando a atenção do leitor.

  • Organize seu tempo

Pode parecer loucura, mas é muito comum encontrar candidatos que esquecem de passar a redação da folha de rascunho, para a folha oficial da prova. Muitas vezes, isso acontece por falta de tempo, afinal são 90 questões além da redação.

Sendo assim, a orientação é treinar em casa e se organizar para não perder tempo no momento da prova e conferir cada detalhe antes do tempo acabar.

ERROS QUE PODEM ZERAR A REDAÇÃO

O ENEM é o vestibular mais importante do Brasil, por isso, é produzido e aplicado com muitas regras. Então, é essencial estar atento desde o momento da inscrição até o momento da prova.

A redação é uma das partes mais sensíveis do ENEM, porque é ali que há a oportunidade de ocorrer alguns erros que são considerados graves e podem zerar toda a prova.

  • Não fazer a redação

Não fique inseguro com a produção do texto. Sua escrita pode não ser dar melhores, mas pode garantir alguns pontos. Jamais fique sem fazer, a nota da redação fará diferença na nota final!

  • Falta de coerência

De nada adianta escrever um texto longo, se ele estiver sem sentido. Organize a escrita de forma coerente, apresente argumentos válidos e sempre siga o tema proposto.

  • Erros de português

A redação serve para avaliar diversas competências dos candidatos, entre elas, o conhecimento na Língua Portuguesa. Então, é importante estudar muito e estar atento as regras do idioma.

  • Não use nada de outras pessoas

Plágio é crime e vai zerar a redação! Qualquer citação deve vir sempre entre parênteses e com referência ao autor original. Mas, para usar isso, você deve lembrar das informações totalmente corretas. É uma estratégia delicada.

  • Formato exigido na prova

Como foi dito no início deste post, o INEP definiu a obrigatoriedade do texto dissertativo-argumentativo para a redação do ENEM. Nem pensar em utilizar outros formatos!

COMO GARANTIR UMA PROVA DENTRO DAS REGRAS?

Por sua importância e dificuldade, é essencial que o candidato já comece a se preparar para o ENEM com meses de antecedência.

Entretanto, se preparar não significa apenas estudar, mas também, acompanhar notícias e buscar todas as informações sobre o exame. Essa é a melhor forma de evitar erros no dia tão esperado.

Para ajudar, crie seu próprio plano de estudos para o ENEM e anote as principais informações para não se esquecer de nenhum detalhe.

Da mesma forma, uma dica é fazer o ENEM pela primeira vez de testa, para ver como funcionam os dias de aplicação e todo o processo de fazer a prova. Assim, você estará preparado da próxima.

Por fim, o importante é fazer cada detalhe da prova com total atenção e confiar em você mesmo!