Aprenda redação de forma rápida e fácil

Redação de forma rápida e fácil

Como você sabe, a prova do ENEM é considerada como porta de entrada para vestibulares de diversas instituições espalhadas pelo país e por isso causa tanta ansiedade nos alunos.

Quando o assunto é redação essa sensação se torna ainda mais frequente e intensa. Por isso, hoje trouxemos uma forma de você aprender redação de forma rápida e fácil. Está preparado? Então continue a leitura até o final.

Redação do ENEM em 7 minutos

Como falamos anteriormente, a nota da prova do ENEM é utilizada como critério de seleção para quem deseja ingressar em universidades públicas e privadas, adquirir bolsas por meio do Prouni e até mesmo como critério para aprovação em financiamentos estudantis (como o FIES, por exemplo).  Por isso é que se dá tanta importância para este assunto.

Mas, além das conhecidas provas de Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, o ENEM também conta com a prova de redação. Apesar de essa ser uma das provas mais importantes e temidas pelos estudantes, o critério de correção afirma que ela é a única prova na qual não é impossível tirar nota máxima.

É tanta informação que você acha que não vai dar conta, não é? Fique tranquilo! Preparamos dicas incríveis para você aprender redação de forma rápida e fácil. As principais dicas são:

  • Tenha clareza sobre o modelo de texto pedido na redação do ENEM
  • Esteja seguro quanto à estrutura da redação do ENEM
  • Treine bastante para alinhar a quantidade de parágrafos na redação
  • Não deixe de praticar para que seu texto caiba na quantidade de linhas que a prova permite

 

 

Agora que você já anotou as dicas, vamos falar um pouco mais sobre como você deve iniciar a redação.

Quais elementos devem conter nos parágrafos?

Essas são algumas dúvidas de quem vai fazer a prova, afinal, nem sempre é fácil alinhar as ideias, manter a coerência ao passá-las para o papel. É necessário muito estudo e prática, aliadas às boas dicas para compor um texto nota mil. Dá uma olhada:

1- Introdução

De acordo com especialistas, na introdução você deve chamar a atenção do leitor, por isso ela deve ter contexto, relação e tese. Abaixo definimos o que cada um desses elementos deve conter.

  • Contexto: menção a algum dado estatístico, contextualização histórica, referência de livro, filme, trecho de músicas, entre outros.
  • Relação: interligar o que você contextualizou ao tema da prova.
  • Tese: elemento importante criado a partir do que foi apresentado, deverá ser defendido durante o texto, é o ápice do parágrafo, onde o argumento é voltado aos argumentos usados ou a solução do problema.

Importante: evite copiar citações ou informações já disponíveis no enunciado, escreva com suas palavras utilizando as informações disponíveis.

2- Desenvolvimento

Nessa parte do texto você deve defender seu ponto de vista, seja concordando ou não com o tema. Para melhor compreensão do texto e da ideia, esse parágrafo deverá conter causa, fator ou pontos positivos, lembrando que esses “pontos positivos” podem variar entre o estilo de texto, tema, fatores ou gosto pessoal.

No parágrafo seguinte, deverá conter consequências, fator ou pontos negativos do tema, reforçando seu posicionamento, a defesa da sua ideia e coesão entre os elementos textuais.

3- Conclusão

A conclusão deverá conter uma frase resumo do tema, expressa com outras palavras, juntamente da proposta de intervenção cujos elementos ajudarão a compreender o agente, a ação, o meio, a finalidade e o detalhamento da proposta. Pode haver mais de uma proposta, o ideal é que sejam duas, mas ambas devem conter esses mesmos elementos. Deve conter também uma perspectiva futura positiva, pois além de apresentar o problema deve-se apresentar medidas e ações para romper com o problema.

 

Dica extra importante, anota aí…

O texto deve ter no mínimo 7 linhas escritas e no máximo 30 linhas. De acordo com a cartilha do participante, o texto escrito com menos de 7 linhas é considerado “texto insuficiente” e receberá nota zero.

 

Para fugir da nota zero, basta colocar esse conteúdo em prática para fazer uma redação de forma rápida e fácil.

Gostou das dicas? Encaminhe esse post para que mais pessoas possam garantir  uma boa nota no ENEM e um futuro brilhante.

Até o próximo post!

 

 

 

Rolar para cima