Não estudou? Saiba como se preparar para o Enem em pouco tempo

Não estudou? Saiba como se preparar para o Enem em pouco tempo

Com a prova do ENEM cada vez mais próxima, os candidatos que estudaram durante o ano devem se dedicar à revisão dos conteúdos já conhecidos. Já para quem não estudou, ainda é possível alcançar um resultado melhor, mas para isso é preciso utilizar as formas corretas de aprendizagem em curto período. Para ajudar a todos, preparamos um guia completo para que você saiba como se preparar para o ENEM em pouco tempo. 

Neste artigo, você irá conferir os seguintes tópicos: 

  • Chegou o momento de revisar os conteúdos 
  • Não estudou? Veja como se preparar em pouco tempo 
  • O que não fazer nesse momento? 
  • Tudo que você precisa saber sobre a prova do ENEM
  • Utilize sua nota do ENEM

Chegou o momento de revisar os conteúdos 

Aos candidatos que se dedicaram aos estudos para o ENEM durante todo o ano, o ideal a se fazer nas semanas próximas do dia da prova, é revisar todos os conteúdos já vistos. 

Nesse momento, é preciso manter a confiança no que já foi estudado anteriormente e apenas repassar os detalhes mais importantes, para que o cérebro possa gravar os tópicos, afinal, nem sempre será possível saber tudo totalmente certo, né?

Além disso, aproveite o momento para descansar. Sim, descansar. Pode parecer loucura, mas estudar em excesso pode ser prejudicial para seu desempenho, seu raciocínio estará cansado e perdido. Estude de forma mais leve e com períodos de pausa. 

Agora, para revisar os conteúdos, siga o passo a passo: 

  1. Separe os tópicos que você tem mais dificuldade em cada matéria; 
  2. Organize cada um em um cronograma de estudos, separando dias e horários específicos para estudar; 
  3. Estude com calma e pratique o máximo que puder. Uma dica: utilize a Técnica Pomodoro para “gravar” melhor os conteúdos; 
  4. Neste momento, não gaste tempo tentando entender tudo, pois isso não será possível. Foque em desenvolver melhor o que tem mais dificuldade, para tentar ter melhores resultados. 

De forma geral, o importante é otimizar os conteúdos que você já conhece e descansar para a prova. 

Nos últimos dias, aproveite para fazer algo que goste e relaxe sua mente. É essencial, não se deixar levar por pressão ou inseguranças. Você estudou e sabe o conteúdo, agora é só arrasar na prova! 

Não estudou? Veja como se preparar em pouco tempo

Se você está no time que não se dedicou aos estudos para a prova do ENEM durante os últimos meses, não se apavore, ainda é possível correr atrás do prejuízo. 

Para isso, é preciso manter total foco e dedicação nas próximas semanas. 

Infelizmente, não será possível ter uma preparação completa, mas você ainda pode melhorar seu desempenho e buscar por uma nota melhor. 

Inicialmente, procure por ajuda de quem entende do assunto, como aqui no Descomplicando o ENEM. Faça sua inscrição e comece a estudar com os conteúdos disponibilizados pela plataforma. 

Outra dica bacana é ficar de olho no canal do Youtube Carreira em Foco. Por lá você encontra playlists sobre o ENEM e até vídeos sobre assuntos importantes que podem cair na prova, para você entender de forma didática e divertida.  

Dessa forma, você terá orientação certa sobre os temas mais importantes da prova. 

Vale destacar que como você não tem muito tempo, a dica é focar nos conteúdos que você já se considera bom ou que já tenha certa familiaridade. 

Para te ajudar nos estudos, você pode utilizar o método de aprendizagem com Flash Cards. 

No site da Multivix, você encontra um post sobre ele e até um tutorial com o passo a passo, além de poder baixar flash cards exclusivos. Veja o artigo completo! 

Pelo fato do tempo ser curto, não será possível se dedicar para compreender algo novo ou que você tenha dificuldade. Sendo assim, o objetivo é melhorar seu desempenho nas coisas que você já conhece e, quem sabe, ir bem nessas questões da prova. 

Também é importante lembrar que é primordial que você estude com foco total, nada de procrastinar. O tempo já foi perdido, então separe todos os seus próximos dias para isso. 

O que não fazer nesse momento?

Primeiramente, a orientação mais simples sobre o que não fazer nesse momento, próximo ao dia da prova, é se desgastar (física e emocionalmente). 

Caso você esteja no grupo de pessoas que não se preparou ao longo do ano e vem aproveitando as semanas para tentar aprender o máximo possível, a dica é ter foco, mas não exagero. 

Assim como foi pontuado nos itens anteriores, você deve priorizar por cronogramas de estudos. Organize seus horários e deixe, também, momentos de descanso e relaxamento. 

Bem como, organizar seus dias para estar acostumado na prova. Quando estiver próximo à data, deixe sua rotina como se fosse no dia: acordar cedo, se alimentar bem, fazer as coisas com antecedência e estar o mais organizado possível. 

Dessa forma, a correria do dia e todas as responsabilidades desse momento, não irão assustar tanto. 

Além disso, o que você também não deve fazer nesse momento, é procrastinar. Nada de deixar para depois! 

Na prática:

Consulte seu local de prova com antecedência, organize sua rotina para que o dia da prova esteja totalmente livre e focado nessa única tarefa. 

Para isso, resolve toda e qualquer situação antes, não deixe nada para o dia. Um exemplo disso, é o próprio local de prova. 

Caso você não conheça ou não esteja próximo da sua casa, já treine esse caminho. Antes do dia da prova, faça o trajeto que precisará fazer e certifique-se que poderá chegar com tranquilidade, caso não, você terá tempo para pensar em soluções. 

De forma geral, veja quanto tempo gasta de transporte, trânsito e demais fatores. 

Outro ponto primordial para esse momento, é sua alimentação. Durante a semana, invista em alimentos leves e saudáveis. 

O seu organismo no geral e, principalmente o cérebro, funcionará muito melhor com essa prática. 

Por fim, o mais importante é deixar o estresse de lado nesse momento. O ENEM pode ser motivo de medo para muita gente, mas isso não é necessário. 

Estar preparado, basta para fazer uma prova com tranquilidade. Sendo assim, siga todas as instruções desse post e, dessa forma, poderá relaxar e fazer a prova com calma.  

Tudo que você precisa saber sobre a prova do ENEM

Como você já deve saber, o ENEM é um exame cheio de regras e objetivos próprios, por isso, para um candidato, é necessário saber muito mais que o conteúdo avaliativo. 

Esteja sempre ligado nas informações divulgadas e, principalmente, por dentro das regras e recomendações – que em sua maioria, devem ser seguidas de forma séria. 

Para isso, acompanhe os sites e as redes sociais do INEP e MEC. Os órgãos são responsáveis pela prova e toda informação importante, será encontrada nestes canais. 

Além disso, para te ajudar nesse processo, lembre-se de conferir os dois blog posts: Descubra quais são as regras da redação do ENEM e Saiba agora o que você não pode fazer na prova do ENEM

Isso porque ambos são essenciais para sua preparação total, sabendo o que pode e o que não pode fazer na prova. 

De forma geral, as recomendações mais importantes são: 

ANTES: 

  • Leve seu documento oficial com foto, o mesmo utilizado no momento da inscrição; 
  • Chegue com 1h de antecedência e garanta sua entrada na sala da prova; 
  • Leve várias opções de canetas. Lembrando que deve ser OBRIGATORIAMENTE de tinta preta, feita em material transparente; 
  • Não leve coisas sem necessidade. O ideal é estar apenas com canetas, documentação, água e lanches. 

DURANTE: 

  • Tenha muito cuidado com a prova. Nada de rasuras ou anotações. Leia as orientações com atenção e siga todas elas; 
  • O papel respostas e folha de redação devem ser utilizados APENAS quando você tiver muita certeza. Sendo assim, erros não podem ocorrer aqui, pois já serão descontados na nota ou até mesmo anular a prova; 
  • Utilize o rascunho, jamais faça a redação diretamente na folha oficial de redação; 
  • Cuidado com o tempo. Faça tudo com total atenção e de forma organizada. 

DEPOIS:

  • Após conferir cada detalhe, entre sua prova e siga todas as orientações dos fiscais; 
  • Saia do local de provas imediatamente, se for possível. Vacilos ainda podem ser contabilizados nesse momento; 
  • Abre a sacola com seus pertences, apenas quando estiver do lado de fora; 
  • Acompanhe as notícias e informações oficiais para não perder prazos. 

Em conclusão, esteja preparado além dos livros. Para quem vai fazer o ENEM, estar bem informado é primordial. 

Utilize sua nota do ENEM

Depois da prova, é hora de conferir o desempenho e se surpreender com o resultado. 

Muitos candidatos ainda não conhecem todo o poder que o resultado do exame pode ter. São diversas funções incríveis que poderão realizar grandes feitos na sua vida. 

Além de ser a porta de entrada para universidades federais, através do SISU, o ENEM também pode ser forma de ingresso em instituições particulares, um meio de conseguir bolsas de estudos, financiamentos e muitos outros benefícios. 

No artigo Veja como você pode usar o ENEM você encontra uma orientação completa, com tudo que precisa saber para aproveitar sua nota da forma ideal. 

Vale destacar, que são muitas opções e a escolha vai depender do seu objetivo de vida. 

Na Multivix, por exemplo, você pode utilizar sua nota do ENEM de diversas formas: para ingressar no curso dos sonhos, conseguir bolsas do PROUNI ou Nossa Bolsa, financiamento de programas como FIES e PRAVALER, além de descontos exclusivos. 

Sendo assim, o importante é se dedicar ao máximo e alcançar uma boa nota no exame, para assim, criar suas próprias oportunidades. 

Prepare-se e confie em você!