Planejamento de Carreira: Como fazer a melhor escolha profissional

Planejamento de Carreiras

De fato escolher uma carreira está entre uma das maiores dúvidas que uma pessoa pode ter. Até porque, normalmente essa escolha é feita ainda muito jovem.  Nessas horas é comum que você fique preocupado, afinal, estamos falando de uma escolha para a vida toda, certo?  Errado! É sobre isso e muito mais que vamos falar aqui hoje. Ao optar por fazer um planejamento de carreira, você consegue identificar fatores que muitas vezes não são considerados na hora de fazer essa escolha tão importante.

E nós vamos conversar muito sobre eles aqui.

Continue lendo este texto para saber por onde começar, o que fazer, como planejar uma carreira, como escapar de armadilhas e o melhor: como fazer a melhor escolha profissional.

Afinal, o que é uma carreira profissional?

Antes de qualquer coisa, precisamos conversar sobre o que é uma carreira profissional.

Se você for pesquisar, vai perceber o quanto as pessoas pesquisam coisas do tipo “Quantos gols o Neymar fez na carreira?” ou ainda “Quais são as carreiras mais bem-sucedidas entre famosos no Brasil?” e por aí vai.

Quando as pessoas buscam por isso, é muito mais do que curiosidades de fãs. Muitas vezes é uma forma de ter referência de carreira profissional para fazer sua própria escolha.

E o que é encontrado como resposta? Toda uma trajetória de atividades que foram realizadas durante um período de tempo em que aquele jogador de futebol ou famoso atuou no mercado. Isso é a carreira profissional. 

Agora que você já sabe o que é uma carreira profissional, vamos falar sobre formas de acertar na escolha, sobre planejamento de carreira e também sobre como identificar e fugir de armadilhas nesse momento tão marcante.

Planejamento de carreira: Saiba por onde começar

Muito além da importância de planejar sua carreira, vamos começar destacando as consequências de não planejar.  O ato de não planejar sua carreira é como acordar, se arrumar e sair de casa sem saber para onde ir, sem rumo e sem um norte. Ou seja, você não tem a menor ideia de onde vai chegar.

Agora trazendo isso para a realidade profissional… Consegue perceber o risco que você está correndo ao ignorar o planejamento de carreira?

Você não se programar e não se conhecer o suficiente são alguns fatores que fazem com que você caia nas armadilhas no momento de escolher a sua futura profissão.

Gostar de escrever não é o suficiente para ser um jornalista. Assim como gostar de ouvir as pessoas não basta para ser um psicólogo e gostar de máquinas também não faz de você um excelente engenheiro mecânico, por exemplo.

Outra armadilha muito comum é escolher a profissão igual a de uma pessoa por gostar dela ou simplesmente seguir o caminho de familiares e amigos em que você se inspira.

Vamos supor que você goste muito de um cantor, mas cantar não é o seu forte. Quais as chances de essa profissão ser a sua melhor escolha?

Quer mais exemplos? Vamos imaginar que seu pai é médico, seu irmão enfermeiro, sua mãe psicóloga e sua irmã farmacêutica. Isso significa que você também vai atuar na área da saúde? Não necessariamente.

Nem tudo que reluz é ouro

Agora, a armadilha que podemos considerar mais perigosa: A escolha pelo dinheiro. Cada vez mais essa opção se torna imprevisível. Isso porque com a tecnologia e com o avanço do mundo em conjunto com as prioridades das pessoas enquanto sociedade, as coisas mudaram muito, o mercado de trabalho mudou.

Por exemplo: Há anos atrás, quando as pessoas escolhiam fazer Direito e se tornar um advogado, já tinham a certeza de que seriam bem-sucedidas financeiramente. Hoje, portanto, isso não é mais uma verdade absoluta.

Também pode acontecer o contrário. Antes, a profissão de Tecnologia da Informação (TI) não era tão forte, embora sempre fosse necessária.

Hoje em dia são profissionais muito mais valorizados no mercado devido à realidade em que vivemos. Afinal, quem é que vive e trabalha nos dias atuais sem internet e tecnologia? Ninguém.

Bom, talvez agora você esteja se perguntando: Por onde começo, então, o meu planejamento de carreira?

Planejamento de Carreiras

E a resposta é: pelo autoconhecimento. Antes de escolher uma profissão em que pretende atuar, você precisa se conhecer tanto ao ponto de saber algumas coisas como:

  • Em que você é bom?
  • O que você gosta de fazer?
  • De que forma você pode ajudar o mundo a ser melhor?
  • Como você pode fazer a diferença na vida das pessoas?
  • O que você faria todos os dias, mesmo se não ganhasse dinheiro para isso?
  • O que você ama de verdade?
  • Pelo que você pode ser pago?

Em resumo, a pergunta é: Qual é o seu propósito?

Se você ainda não tem essa resposta na ponta da língua, fique tranquilo. Continue lendo este texto, pois vou te apresentar técnicas e alguns conceitos que vão te ajudar a responder todas as perguntas acima.

Conceitos e técnicas que auxiliam no planejamento de carreira

Como já falamos neste texto, o primeiro passo para escolher a sua profissão do futuro (que pode sim mudar com o passar do tempo), é mergulhar no autoconhecimento.

Isso engloba a descoberta das mais variadas vertentes como:

  • Você gosta de rotina?
  • Prefere trabalhar em locais fechados?
  • Acha que é uma pessoa organizada?
  • Se considera uma pessoa introvertida ou extrovertida?
  • Você consegue se imaginar fazendo a mesma coisa todos os dias?
  • Normalmente você é mais produtivo durante o dia ou à noite?

Dentre muitas outras…

Existem, portanto, algumas técnicas e conceitos que ajudam a te direcionar melhor nessas respostas. Assim, você consegue ser mais assertivo em relação à sua escolha e, consequentemente, se identificar mais com uma área, curso ou profissão.

A técnica que vou te revelar hoje é a ikigai. Trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento baseada num conceito japonês que fala sobre razão de existir e expectativas na vida pessoal ou profissional. Neste caso, sobre o seu propósito.

O ikigai te direciona para que você consiga visualizar com mais clareza as suas qualidades, seus gostos, preferências e até seu dom.

Você vai trabalhar vocação, propósito e impacto, de forma unida. Assim, acredita-se que será possível alcançar, de fato, as respostas para as perguntas que hoje são dúvidas sobre o seu futuro.

O ikigai defende que a união desses três fatores te leva ao trabalho ideal. Bem bacana, não é mesmo?

Confira o vídeo abaixo em que a Consultora e Mestre, Cíntia Dias, fala um pouco mais sobre o ikigai e a importância do planejamento de carreira. 

Dica de sucesso para o seu plano de carreira

A outra dica para você se aventurar no universo do autoconhecimento é: leitura.

Já está mais que comprovado que quanto mais você lê, mais benefícios você absorve como aumento da criatividade, enriquecimento do vocabulário, melhora na escrita e muito mais.

E quando o assunto é mergulhar para dentro de si mesmo, existem vários livros excelentes para te dar esse empurrãozinho. Vou te indicar alguns, anote aí:

  • Por que fazemos o que fazemos? – Mario Sergio Cortella
  • Essencialismo – Greg Mckeown
  • Inteligência Emocional – Daniel Goleman
  • O Poder da Ação –  Paulo Vieira
  • Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz – Ken Mogi

E caso você queira dar o primeiro passo agora mesmo no seu planejamento de carreira, tenho um curso gratuito para te oferecer. Ah, e com certificado!

Basta clicar no botão abaixo, se inscrever e apertar o play rumo à melhor escolha para o seu futuro. Vamos lá?

Te desejo muitas descobertas e uma trajetória brilhante em sua carreira!

Rolar para cima