Como usar o ENEM

Veja como você pode usar o ENEM

Ao longo do ensino médio a principal cobrança é sempre ele: o ENEM! O exame é o mais importante para quem sonha em fazer uma faculdade, mas muita gente não tem a real noção da importância e das possibilidades que o ENEM traz – vai muito além da faculdade, viu?

Destacamos neste texto algumas alternativas de como você pode usar seu Enem dentro e fora do Brasil e para objetivos diversos. Confira!

Ingresso na faculdade

Essa é a função mais conhecida do ENEM. A prova possibilita a entrada no ensino superior, inclusive sendo essa a sua função original. Atualmente, a única forma de cursar uma faculdade pública é com a nota do ENEM, através do Sisu.

Mas, é claro, o ENEM também está entre as principais opções de ingresso nas instituições particulares, com uma boa nota é possível entrar no curso que deseja ou até mesmo conseguir bolsas e financiamentos.

Se seu desejo é ingressar na faculdade, com certeza o ENEM é primordial. Prepara-se para a prova!

Área técnica

Cursar uma faculdade não é o que você quer? Sem problemas, de qualquer forma o ENEM continua sendo de grande ajuda para demais formações, como a área técnica. No Brasil, o Governo Federal criou o Sisutec, um programa do Ministério da Educação (MEC), responsável por oferecer vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes.

Bolsas e Financiamentos

Como foi destacado no primeiro tópico do texto, o ENEM é uma opção de entrada nas instituições privadas, logo, também é com ele que você tem acesso a vários tipos de bolsa ou financiamentos estudantil. Os mais procurados são FIES, ProUni, PRAVALER e Faça Acontecer, além daquelas que as próprias faculdades oferecer.

Vale destacar que para conseguir essa ajuda financeira durante seu curso, você vai precisar tirar uma boa nota do ENEM e a concorrência é grande, por isso, é muito importante fazer uma boa prova. Caso consiga sua vaga, é importante ser um aluno dedicado e com notas altas.

Concursos

Se você é daquelas pessoas que querem investir na vida de concurseiro, não se engane, não basta apenas fazer a prova do concurso, o ENEM também será de grande ajuda para você conquistar a vaga dos sonhos.

Diversos concursos públicos, principalmente os de nível médio, têm adotado a nota do ENEM como forma de classificação.

Intercâmbio

Não é só no Brasil que o ENEM pode abrir portas para você. O exame também é um meio de conseguir diversas oportunidades em países estrangeiros, para quem sonha em fazer um intercâmbio, por exemplo.

Diversas instituições públicas e privadas ofertam bolsas de estudos em universidades tradicionais do exterior para várias áreas, principalmente para pesquisa científica e tecnologia.

Motivos não faltam para fazer o ENEM, né? O exame é essencial para garantir oportunidades na sua carreira, independentemente de qual caminho você deseja seguir ao longo da vida, por isso, garantir uma boa nota é muito importante.

Por isso, a dica é criar uma rotina diária de estudos, sempre buscando apoio de quem entende do assunto. No Descomplicando o ENEM, a galera tem acesso a professores especializados na prova, com conteúdos dinâmicos e muito práticos.

Invista nesse objetivo e arrase na sua prova !