este artigo tem dicas incríveis para você estudar sozinho para o ENEM.

Saiba como conseguir estudar sozinho para o ENEM

O ENEM recebe inscrições de candidatos em diversas situações, muitas dessas pessoas não contam com auxílio de instituições ou profissionais para preparação e outras, precisam de uma ajudinha extra. Este artigo tem dicas incríveis para você estudar sozinho para o ENEM.

Nos próximos parágrafos, falaremos sobre algumas dicas essenciais para garantir uma boa nota no ENEM, estudando sozinho e em casa. Confira!

CONHEÇA MELHOR O ENEM

A prova do ENEM acontece em todo o Brasil e para que ela funcione, existem diversas regras que devem ser de conhecimento do candidato. Se você vai estudar sozinho, ficar por dentro de todas as informações é ainda mais importante.

Conheça a organização do ENEM e fique ligado nos comunicados oficiais para saber o que fazer.

A dica é acompanhar o INEP e o MEC, organizadores da prova, nas redes sociais e nos sites. Mantenha-se informado e organizado.

ORGANIZAÇÃO É TUDO!

Para conseguir estudar sozinho, se manter organizado é o passo mais essencial de todos!

A dica é fazer seu próprio plano de estudos e organizar sua rotina diária. Separe as matérias por dias e horários, lembrando sempre de manter regras para evitar a procrastinação.

Ao montar seu plano de estudos, é importante lembrar dos seus afazeres extras e organizar os horários da forma correta, para não haver conflito. Separe ao menos 2h de estudo diário e mantenha atenção.

FUGIR DAS DISTRAÇÕES

Se você não mora sozinho, estudar em casa pode ser desafiador. Para evitar distrações, monte um espaço dedicado aos estudos, preferencialmente um canto mais isolada da casa.

Outra alternativa é buscar por ajuda tecnológica. Se sua maior distração é o smartphone, por exemplo, atualmente já existem aplicativos que bloqueiam notificações e até mesmo o uso por tempo determinado, basta programá-lo de acordo com seus estudos.

Também existe a alternativa dos sons de concentração. Para quem gosta de estudar ouvindo música ou podcasts, essa é uma ótima opção. Existem vídeos no Youtube e Spotify dedicados a isso. Experimente!

PROCURE POR MATERIAIS DE QUALIDADE

De nada adianta ter foco total nos estudos, se o material não for o correto para o ENEM. Pesquise os principais assuntos que caem na prova, fique de olho nas tendências do ano e procure por materiais de qualidade.

O próprio Descomplicando o ENEM, é uma alternativa perfeita para o candidato que estuda sozinho para a prova. Aproveite para se preparar!

ENCONTRE O SEU FORMATO DE APRENDIZAGEM

Durante a escola, os formatos de ensino são padronizados e nem sempre se adaptam a forma de aprendizagem de cada aluno. Agora que você estuda sozinho, encontre o melhor para você!

A dica é testar a Técnica de Pomodoro e o uso de Flash Cards. Ambos são ótimas escolhas para provas grandes como o ENEM e te ajudarão a organizar os estudos de cada conteúdo, além de serem métodos de estudo que focam em reforçar o conhecimento.

Mas, existem muitos outros métodos que podem (e devem!) ser explorados pelo candidato. O importante é encontrar qual formato renderá melhores resultados. Teste!

Leia mais: 7 passos para fazer uma redação nota mil no ENEM

Depois de adotar essas dicas para sua rotina, você estará pronto para garantir uma boa nota na prova, após estudar sozinho para o ENEM. A prova demanda um alto conhecimento, então mantenha o foco!