Este artigo traz 7 passos simples para fazer uma redação notal mil no ENEM

7 passos para fazer uma redação nota mil no ENEM

Dominar as técnicas de redação é muito importante para quem deseja ingressar na faculdade pública, com uma redação nota mil no ENEM ou e em vestibulares das faculdades particulares. Independentemente de onde você deseja fazer seu curso, a redação é um processo seletivo muito comum e é preciso saber fazê-la.

Este artigo traz 7 passos simples para fazer uma redação notal mil no ENEM.

Fique atento às dicas para não errar na sua redação.

  1. Coletânea: o conteúdo preparatório

A coletânea é a proposta da redação. Fique atento as possibilidades de temas e praticá-las no dia a dia. Na hora de escrever, leia a coletânea com cuidado, para que a redação siga a linha correta de raciocínio.

  1. Planejamento: pense antes de escrever

A redação do ENEM e dos vestibulares é composta por introdução, desenvolvimento I, desenvolvimento II e conclusão. Para isso, planeje sua escrita em cada parágrafo.

  1. Erros comuns: evite hábitos ruins

Nada de senso comum na hora de escrever sua redação! Fatos devem ser baseados em algo, ter comprovação e nada de dar opinião. Tudo que for escrito, deve ter uma motivação.

  1. Introdução: o início de tudo

A primeira parte deve ser introdutória, para que o leitor entenda onde começa o assunto. É obrigatório ter contextualização, comentário e tese. Inicie o assunto e comece a se posicionar.

  1. Desenvolvimento I: para o leitor entender

Uma boa dica aqui é fazer inserir fatos do problema, causas e trazer citações, para defender seus argumentos. Lembrando que as citações devem ser creditadas sempre!

  1. Desenvolvimento II: deixar tudo as claras

Iniciar com o conectivo para ter ligação com o anterior

  1. Conclusão: momento da inovação

Retome (de forma resumida) tudo que escreveu nos outros parágrafos, para depois concluir a sua tese e fazer sua proposta de intervenção. A última parte vale até 200 pontos da sua redação, não vacile!

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre todas essas regras e as informações importantes que você precisa saber antes de fazer a redação para o ENEM.

Dê o play:

Agora você já está capacitado para fazer uma redação nota mil no ENEM, basta praticar as técnicas pelo menos uma vez por semana até o dia da prova. Montar um plano de estudos pode te ajudar nesse processo. Você é capaz!