Tipos de redação: Descubra os principais e como dominá-los 

Tipos de Redação

Se tem uma coisa que quem está se preparando para o vestibular precisa saber é: tipos de redação. E antes que você fique preocupado, eu já adianto que não é esse bicho de 7 cabeças que dizem por aí, ok?

Hoje vou revelar para você quais são os tipos de redação e como você vai dominá-los daqui para frente. Ao ler este artigo até o final, você estará preparado para enfrentar quaisquer avaliações que exijam redação (principalmente o Enem). Vamos lá?

Os principais tipos de redação

Seja lá qual for sua meta profissional, ter boa escrita e interpretação de texto são fundamentais para se destacar no mercado de trabalho. Além disso, esses fatores também pesam – e muito – nas avaliações que são como porta de entrada para a faculdade, como o Enem.

Por isso, é muito importante que você conheça e domine os tipos de redação e cada uma de suas especificidades. Dessa forma, além de garantir uma nota excelente na redação do Enem, você ainda sai na frente dos concorrentes na hora de disputar aquela vaga de emprego tão desejada.

Agora que já falamos da importância de saber quais são os tipos de redação, vamos conversar um pouco mais sobre as redações que geralmente são exigidas em processos seletivos em geral:

  • Dissertativa
  • Narrativa
  • Descritiva

Redação dissertativa

O texto dissertativo é um dos mais comuns. Quando exigido em uma prova, por exemplo, normalmente o tema sugerido é algo considerado relevante para a sociedade.
Na redação dissertativa você expõe o seu ponto de vista em relação à questão levantada. De acordo com a abordagem que o autor der ao texto, a redação dissertativa pode ser subdividida em:

  • Dissertativa-argumentativa (neste caso é apresentada uma tese – ponto de vista – e o objetivo é convencer o leitor sobre ela por meio de argumentos pontuais sobre o tema proposto);
  • Dissertativa-expositiva (já aqui, o objetivo é apenas expor o tema sugerido, sem a preocupação de apresentar uma tese e nem de convencer o leitor sobre ela).

Redação narrativa

Já o texto narrativo é onde você vai contar uma história que pode ser baseada em fatos reais ou fictícios. Aqui é um espaço onde cabem personagens, como nos casos de fábulas. A redação narrativa conta com: enredo, espaço, personagens e tempo.

A estrutura desse tipo de redação também é diferente. Ela começa com uma espécie de “introdução”, onde são apresentados os personagens e o contexto da história que está para ser contada em seguida.

Depois disso, é apresentado um conflito, cujo objetivo é levar o leitor até o clímax (momento alto da história, em que a curiosidade aumenta e o leitor se prende ao texto até o final).

Por fim, o desfecho, que é onde você vai resolver o conflito apresentado anteriormente, de forma clara e vai fechar o texto com chave de ouro!

Ao contrário da dissertativa, esse tipo de redação não costuma ser cobrado em provas de vestibular, mas é muito importante que você a domine, pois é uma ferramenta muito boa para que o avaliador possa conhecer mais sobre a habilidade de escrita do autor (você).

Redação descritiva

A descrição, como o próprio nome já diz, é o tipo de texto onde você vai descrever os detalhes de determinados objetos, pessoas, lugares ou acontecimentos. O importante é que você consiga representar, através das palavras, um assunto determinado a ponto de o leitor conseguir visualizar o que está sendo descrito.

Neste tipo de redação, o ponto de vista do autor pode ser apresentado de forma objetiva ou subjetiva. A forma objetiva é o famoso “pá pum”, é aquilo e pronto. Esse tipo de texto apresenta apenas uma interpretação sobre um fato e não permite outras alternativas e não envolve emoções.

Já na forma subjetiva, a interpretação se abre mais. Dessa forma, é possível que cinco pessoas que leiam aquele texto, tenham cinco interpretações diferentes de acordo com as próprias vivências, experiências pessoais, memórias e por aí vai.

Redação do Enem

Agora que você já conhece os principais tipos de redação e tá por dentro de tudo, vamos falar um pouco mais sobre a dissertativa-argumentativa, que é a redação do Enem.

Como já dito anteriormente, o texto dissertativo-argumentativo se caracteriza por conter o ponto de vista do autor, através de argumentos e questões levantadas em torno de um tema sugerido.

No caso do Enem, é ainda mais fundamental dominar esse tipo de redação. É preciso ir além e transmitir coerência e credibilidade no texto. Ou seja, esteja sempre atento aos assuntos do dia a dia que envolvem a sociedade para que no dia da prova você esteja por dentro da possível temática.

A estrutura desse tipo de redação funciona da seguinte forma:

  • introdução: nesta etapa, você deve apresentar a sua tese (ponto de vista) que será defendida ao longo do texto;
  • desenvolvimento: aqui é onde sua tese começa a ser desenvolvida, é o momento de trazer argumentos e dados concretos para o texto, a fim de convencer o leitor;
  • conclusão: por fim, chegamos ao fechamento do texto. Lembre-se de não começar com termos como “Enfim, … “ ou “Concluindo, …”. Opte por “Dessa forma”, “sendo assim”, “podemos concluir que…”. Ok? Afinal, a conclusão é onde  você  vai fechar o texto com chave de ouro e não pode faltar coerência aqui de forma alguma.

Se você tiver dúvidas sobre a conclusão da redação, temos um artigo detalhado e rico para você aprender mais aqui.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos que também precisam saber tudo sobre os tipos de redação.

Dessa forma, cada vez mais pessoas terão acesso a essas informações valiosas!

Nos vemos no próximo post.

Até lá!

Rolar para cima