Afinal, como iniciar uma redação?

Como iniciar uma redação

A redação é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes e temidas do ENEM e de qualquer outro vestibular no Brasil. Uma das dúvidas mais comuns é na estrutura do texto, principalmente como iniciar uma redação.

Por isso, é comum encontrar vestibulandos que confundem o estilo do texto e perdem muitos pontos por esse erro. Mas, vale lembrar que isso pode te levar a perder a tão sonhada vaga na faculdade. Ninguém merece, né?

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com todas as informações que você precisa para saber como iniciar uma redação e chegar à excelência.

Conheça os tipos de redação

Atualmente, existem diversos tipos de redação, são elas: dissertativa, descritiva e narrativa.

Primeiramente, temos a redação dissertativa, um dos formatos mais tradicionais e usado em grandes vestibulares como o próprio ENEM. Como o próprio nome diz, a ideia é que o autor do texto possa dissertar sobre determinado assunto.

Ou seja, a ideia é apresentar fatos, dados e argumentos, porém sempre de forma opinativa.

Em seguida, temos o texto descritivo. Este não é um estilo de texto muito comum em nenhum tipo de redação, mas justamente por isso, é essencial saber do que se trata, para evitar usar esse estilo.

Leia também: Conclusão da redação: Como fazer e o que não pode faltar?

Basicamente, o texto descritivo é baseado na descrição das coisas (pessoas, objetos, cenas) de forma narrativa. É muito comum em livros, principalmente os de ficção, que precisam levar o leitor a visualizar as cenas, logo, descrevê-las de forma rica.

Por último, também existe o texto narrativo. Pode parecer bem parecido com o segundo tipo, mas nesse caso, o texto é construído em terceira pessoa.

Em outras palavras, esse estilo traz literalmente um narrador da história.

Agora, para entender melhor os tipos de redação na prática, vamos explorar um pouco sobre os tipos mais usados em eventos comuns.

Enem

A redação do ENEM é um dos exemplos mais conhecidos seja você vestibulando ou não, mas será que as pessoas realmente conhecem e estão preparadas para ela?

Resumidamente, a redação do ENEM é no formato dissertativo-argumentativo, ou seja, você terá um tema e deve trabalhá-lo ao longo do texto com dados, informações citadas e argumentação opinativa, sempre trazendo uma solução.

Além disso, a estrutura do texto deve seguir, obrigatoriamente, a seguinte ordem: tese, antítese e nova tese. Em outras palavras, introdução, desenvolvimento e conclusão.

Vestibulares

Assim como o ENEM, o texto dissertativo-argumentativo é o mais comum em vestibulares de faculdades particulares, mas você também pode encontrar instituições que optem por outros formatos como artigo de opinião ou resenha.

Mas, de forma geral, o importante é explorar as possibilidades e estar pronto para o que vier. Por isso, esteja sempre atento aos editais, cada faculdade tem um diferente.

Concursos

No caso dos concursos, as bancas organizadoras costumam propor redações dentro do que já mostramos anteriormente: variando entre dissertativa, descritiva e narrativa.

Porém, a escolha depende exclusivamente do tipo de concurso que você está fazendo, podendo inclusive, variar com texto expositivo, por exemplo.

Resumidamente, esses são os principais tipos de redação e as possíveis formas que você precisará utilizá-las em desafios práticos.

Além dos casos de vestibulares, ENEM e concursos, a redação também é muito comum em Processos Seletivos para estágios e empregos, por isso, atente-se às regras e compreenda a importância de estudar bem sobre o assunto e praticar muitas redações.

Afinal, será necessário desenvolver redações em diversos momentos importantes da vida.

Por outro lado, existem muitos erros comuns que devem ser evitados. Vamos conhecer melhor cada um deles a seguir.

Os principais erros na hora de iniciar uma redação

Normalmente, a banca de correção das provas encontra erros bem comuns na hora de corrigir as redações. E por se tratar de uma parte muito importante da prova, a redação pode valer muitos pontos e diminuir suas chances de aprovação.

Por esse motivo, é necessário estar atento aos principais erros e tomar cuidado para evitá-los na hora de escrever sua redação.

Estrutura textual

Primeiramente, fique atento à estrutura textual certa da redação. Para isso, leia o edital com antecedência e pratique o tipo de redação que será aplicado na prova.

Afinal, desenvolver o tipo errado de texto pode até mesmo zerar sua pontuação.

Erros de português

Outro fator de grande impacto que deve ser evitado na sua redação são os erros gramaticais, ortográficos e de concordância.

Seguir o português correto é essencial para que sua redação seja bem vista na correção da banca, principalmente se pensar que essas avaliações são feitas para sua aprovação no ensino superior.

Em outras palavras, não dá para chegar ao nível superior cometendo erros de português, certo? Por isso, a dica é estudar muito e se concentrar nas partes que têm mais dificuldade.

Falta de repertório

Por último, um erro muito comum é a falta de repertório. Normalmente, os temas de redação são voltados para assuntos estratégicos e que são importantes para a sociedade.

Por exemplo: violência contra a mulher, meio ambiente, política, saúde, consequências da desigualdade social, comportamento social e por aí vai!

Por esse motivo, é necessário estar sempre informado sobre as últimas notícias, acompanhar as tendências, criar o hábito da leitura e estar atento aos acontecimentos do mundo. Bem como, ficar de olho nos editais e provas antigas.

Mas, afinal, como iniciar uma redação nota mil? Vamos te explicar agora como fazer a introdução perfeita para o seu texto.

Afinal, como iniciar uma redação nota mil?

Saber como iniciar uma redação de qualidade não tem muitos segredos, mas sim, muita prática, assim como a preparação para redigir todo o texto deve ter.

Mas, a introdução é a peça-chave, é o momento em que vai definir se a sua redação será capaz de prender – ou não – o interesse do leitor. Inclusive, sendo responsável por formar a opinião inicial sobre o seu texto.

Bem como, ser essencial para o desenrolar da argumentação ao longo do desenvolvimento e conclusão. É a partir da introdução que você deve apresentar o tema e iniciar as indagações que serão respondidas  nas partes seguintes.

Por isso, vamos explicar melhor como iniciar uma redação de forma otimizada.

Coerência e Coesão

A coesão e coerência são duas coisas complementares que devem funcionar de forma unida na sua redação.

Segundo o próprio ENEM, que traz a necessidade dessas duas características logo de cara em seu edital, a coerência está na estrutura mais profunda do texto, enquanto a coesão atua na superfície textual, ajudando na compreensão através de elementos linguísticos.

Basicamente, na coesão você deve estar atento às ligações dos parágrafos e frases, garantindo um sentido total entre elas. Para isso, use artigos, advérbios, pronomes, conjunções e preposições.

Por outro lado, na coerência você deve estar atento à mensagem que está sendo passada ali. Ou seja, vai além da gramática, ortografia e estrutura textual, mas sim, diz respeito à lógica da argumentação construída.

É essencial que sua redação já comece com todos esses elementos, dando sentido desde o início ao texto. Assim, você consegue prender o seu leitor e manter um texto de qualidade.

Agora, vamos ver isso de forma prática?

5 passos para iniciar uma redação

  1. Entenda o tema 

O ponto inicial para saber como iniciar uma boa redação é interpretar e realmente compreender a proposta do tema sugerido na prova.

Anteriormente, destacamos que a introdução é a “cara” da sua redação e que ali o leitor vai ter o primeiro contato para formar uma opinião sobre seu texto, certo?

Sendo assim, é essencial que você não saia do contexto e já mostre de cara que possui conhecimento suficiente para interpretar a proposta e produzir uma boa redação a respeito daquele tema discutido.

  1. Escolha um método 

Para te ajudar a iniciar uma boa redação, a dica é apostar em métodos de escrita que são bem tradicionais, principalmente em texto dissertativo-argumentativo, como é o caso da redação do ENEM.

Alusão histórica: como o próprio nome já diz, essa técnica é baseada na lembrança de algum momento histórico que tenha relação com o fato comentado no texto.

Citação (Direta/Indireta): No caso da Citação Direta, a ideia é reescrever de forma exata o que o autor da sua referência disse. No segundo caso, você pode utilizar a ideia, enquanto desenvolve a sua. Em ambas citações, o autor deve sempre ser citado.

  1. Faça rascunhos

Antes de passar a versão final da sua redação para o espaço indicado na prova, sempre faça rascunhos, principalmente da introdução. A forma certa de iniciar seu texto fará toda diferença na sua nota final.

Faça rascunho e desenvolva mais de uma possibilidade. Após finalizar seu texto, veja qual se encaixa melhor e adapte-a às necessidades.

  1. Inicie a análise crítica

Se lembra quando falamos sobre a importância da coesão? Ela se aplica, primeiramente, na introdução da sua redação. Sempre termine esse trecho, dando início à análise crítica que será discutida no desenvolvimento.

  1. Evite usar termos padrões 

É muito comum encontrar dicas de como começar sua redação com “fórmulas prontas”, mas a banca de correção de provas como o ENEM, por exemplo, já conhecem e não aprovam esse tipo de conduta.

A dica é ser criativo e mostrar que conhece as regras de português e possui um bom repertório para desenvolver uma redação, sem utilizar as mesmas palavras e termos de sempre.

Por exemplo: “Atualmente”, “primeiramente” e “em conclusão”. Esses termos já estão passados, explore seus sinônimos e não se prenda a isso na hora de escrever.

De forma geral, essas são as principais dicas de como iniciar uma redação nota mil. Agora você está preparado para fazer uma introdução que se destaque e garanta uma boa pontuação. Aproveite os novos conhecimentos e fique de olhos nos vestibulares.

Rolar para cima