Conclusão da redação: Como fazer e o que não pode faltar?

Conclusão da redação

Que a redação é uma das etapas mais temidas pelos estudantes, você já sabe. Agora, você sabia que uma das principais causas dessa preocupação tem a ver com a conclusão da redação?

Isso porque a conclusão é onde você deve fechar o texto com total coesão e coerência e, nem sempre, é fácil manter o texto alinhado até lá. Mas já revelamos os 5 erros mais cometidos na redação para que você fuja deles. Se ainda não viu, acesse o conteúdo aqui.

Agora, se você já sabe quais erros não cometer, esse post é para você, pois vamos revelar hoje tudo sobre a conclusão da redação, como fazer e o que não pode faltar nela. Vamos lá.

O que é conclusão da redação?

Como o próprio nome diz, a conclusão é onde você vai concluir um assunto. Se tratando da redação do Enem, porém, não estamos falando apenas de terminar algo, mas sim de entregar uma proposta de intervenção para o problema apontado.

Falando assim parece difícil né? Relaxa! Como de costume, vamos revelar para você como fazer uma conclusão redonda para a sua redação de forma certa e assertiva.

Como fazer uma conclusão

Nenhum conteúdo é válido se não colocado em prática, certo? E é por isso que vamos fazer agora uma espécie de checklist para você fazer a melhor conclusão para sua redação do Enem.

Então prepare um papel e uma caneta para anotar as seguintes dicas:

  • Dica 1 – Lembre-se das questões que você mencionou durante todo o seu texto? Pois bem, elas precisam ser respondidas na conclusão;
  • Dica 2 – Repare se você está sendo coerente e se está usando os conectivos corretos para que sua conclusão não gere falta de coesão ou coerência;
  • Dica 3 – Ao iniciar o seu parágrafo de conclusão, fuja dos clichês como “Finalizando…” “Para finalizar…” “Encerrando…”;
  • Dica 4 – Opte por começar sua conclusão com expressões como “Conforme dito ao longo deste texto, pode-se confirmar que…” ou, ainda, “Assim, pode-se concluir que…”;
  • Dica 5 – Não levante novos argumentos e nem apresente novas ideias, isso pode confundir todo o contexto que você criou ao longo do texto e gerar falta de coerência;
  • Dica 6 – Foque na tese que você apresentou no início do texto. Lembra? Retome-a e reforce o seu ponto de vista.

Além dessas dicas, lembre-se de ler bastante e de estar sempre atento aos acontecimentos do dia a dia. Dessa forma, você terá mais facilidade – e mais segurança – para escrever sobre o possível tema proposto e não será pego de surpresa.

Conclusão da redação do Enem

A conclusão da redação do Enem é o parágrafo final do texto, em que  você precisa apresentar a retomada da tese, a proposta de intervenção e a perspectiva do futuro sobre o tema proposto. Você começa com um conectivo, como: Portanto, desse modo, sendo assim… dentre outros.

Em seguida, foque novamente em sua tese (seu ponto de vista). Feito isso, lembre-se de apresentar – de forma clara e assertiva – a solução para o problema que você apontou no texto. Neste momento você precisa dizer o que, como e para quem isso vai ser feito (sua solução).

 

Curtiu este post?

Então compartilhe com amigos e familiares para que mais e mais pessoas tenham a chance de mandar bem na redação do Enem.

Aproveite essas dicas para uma redação nota mil!

Nos vemos no próximo post.

Até mais.

 

Rolar para cima