7 Passos para fazer uma excelente redação no ENEM

7 Passos para fazer uma excelente redação no ENEM

Já abordamos os 7 passos para ciências humanas e para matemática e agora chegou o momento da redação, a prova mais importante do ENEM.

De um modo didático, claro e competente vamos abordar os 7 passos para você aprender a realizar uma excelente redação no ENEM.

Fique atento aos 7 passos para você aprender redação e focar numa nota melhor, em uma nota 1000.

1º passo para fazer redação: a coletânea

O primeiro passo é começar fazendo uma leitura da proposta e da coletânea. É importante ler o tema da proposta e todos os textos sugeridos, seguindo as dicas abaixo:

  • Por exemplo: toda proposta tem texto, tem gráficos, tem charge. O que é importante agora é você anotar tudo o que era principal na coletânea.
  • Depois, analisar a coletânea e verificar se é a favor, contra ou imparcial em relação ao problema.
  • Atenção: mesmo sendo uma boa coletânea você não pode copiar nenhum trecho dela; isso é plágio. Saiba que essas linhas não são nem corrigidas, é como se elas não existissem.

Depois que você terminar a coletânea, vamos ao passo seguinte.

2º passo: o planejamento

O segundo passo para aprender a fazer uma redação é o planejamento, entenda que o seu texto tem quatro parágrafos:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento 1;
  • Desenvolvimento 2;
  • Conclusão.

Você precisa escrever a ideia principal de cada parágrafo. A vantagem de realizar uma organização em tópicos como essa acima é que ajuda a você durante a criação do seu conteúdo, te ajuda a não se perder ao longo do texto e a atender às 4 etapas.

3º passo: erros que devem ser evitados

Nesse terceiro passo, vamos mostrar a você o que não fazer, ou seja, alguns erros que devem ser evitados.

  • Senso comum: exemplos: “Brasileiro não sabe votar”, “Todo político é corrupto”, “Só a educação muda Brasil”.
  • Negar a existência do problema: exemplos: “depressão na adolescência é frescura”, “Não existe violência contra mulher”, “Não é necessária a Lei Seca”.
  • Frases muito longas: as frases precisam ser bem pontuadas, você deve fazer sempre frases curtas, evitar o gerúndio e prestar atenção às vírgulas.

4º passo: Introdução

Na introdução da sua redação você deve apresentar três frases:

  • Contextualização: na primeira frase a contextualização precisa ser objetiva, evite ficar enrolando;
  • Comentário: é o momento de se posicionar porque você questiona a sua contextualização com a tese;
  • Teste: é a parte do texto em que você vai colocar o seu ponto de vista sobre o assunto. Existem 2 tipos de tese: você pode apontar para o desenvolvimento ou para conclusão.

5º passo: o desenvolvimento 1

Para iniciar o seu desenvolvimento 1 na sua redação, faça uma relação com outra área, mas tenha cuidado: a citação precisa ter total relação com o tema.

E nesse parágrafo que você inicia sua argumentação. Portanto, você precisa colocar as causas ou mesmo um fator que explique o problema.

6º passo: o desenvolvimento 2

Agora, no desenvolvimento 2, você precisa iniciar com um conectivo, algo que ligue esse segundo parágrafo ao anterior. É nesse parágrafo que você apresenta sua ideia mais importante.

7º passo: a conclusão

A conclusão é a parte em que você precisa apresentar a retomada da tese. A proposta de intervenção é a perspectiva futura, você começa com um conectivo. Exemplos: “portanto”, “desse modo”, “sendo assim”. E, em seguida, você escreve a tese com outras palavras.

Depois, vai para a proposta de intervenção, que é a solução do seu problema (e ela vale 200 pontos).

Nesse momento, você precisa dizer o que vai fazer, como vai fazer, para quem você vai fazer.

Mas lembre-se que a sua solução precisa ser viável, não pode ser algo impossível ou mirabolante.

E agora, para encerrar a redação com chave de ouro, é hora de colocar a perspectiva futura e o que vai acontecer daqui a algum tempo se a sua solução for aplicada.

Um bom exemplo: Com esse artigo espera-se alcançar a ordem dos textos.

Conclusão

Vimos a importância de cada um dos 7 passos para aprender a redação e, com todas essas dicas, com certeza você irá buscar uma nota 1000.

Caso você queira continuar os estudos da sua redação, acesse os nossos vídeos no Carreira em Foco e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube.

Boa sorte e bons estudos.

Vamos juntos!

 

 

Rolar para cima