Tudo que uma redação do ENEM precisa ter

Tudo que uma redação do ENEM precisa ter

Mais uma edição do aguardado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando, mas apesar da proximidade da prova, é comum que alguns vestibulandos ainda estejam em dúvida, principalmente com a redação. Afinal, o que uma redação do ENEM precisa ter?

Para fazer a prova, esse é um conhecimento mais que necessário. A redação vale mil pontos, então tem um peso muito grande no seu desempenho final e o ideal é evitar os erros ao máximo.

O ENEM é a porta de entrada para realizar seus sonhos, ingressar em uma boa faculdade e escolher a profissão que gosta, por isso, a prova deve ser levada a sério. Neste artigo, você vai aprender tudo que precisa para fazer uma boa redação do ENEM.

Devo me importar com a redação do ENEM?

Conforme falamos anteriormente, a redação do ENEM tem um grande peso na sua pontuação final. São mil pontos da sua prova e isso influenciará diretamente no seu resultado final.

Ou seja, fazer uma redação ruim, pode te impedir de conquistar aquela sonhada vaga na faculdade.

Por isso, além de pensar nas matérias da prova: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Tecnologias da Informação e Comunicação, também é necessário estar preparado para a redação.

Além disso, vale lembrar que a prova tem o tempo cronometrado, então é essencial treinar seu desenvolvimento em 5 horas e 30 minutos, o tempo padrão do exame.

A dica é fazer as provas de edições anteriores com o tempo cronometrado e ir praticando, conforme suas necessidades.

Em resumo, a redação é uma parte importantíssima no caminho da sua aprovação para o ensino superior. Agora, compreenda tudo que uma redação precisa ter.

O que uma redação do ENEM precisa ter?

Primeiramente, é importante compreender que se você vai prestar o ENEM esse ano, o primeiro passo a ser dado é conferir o edital do exame. Esteja atento às regras, orientações e tudo que for passado pelo órgão realizador da prova.

Além disso, outro ponto importante é conferir o histórico da prova, ver resultados de redações nota mil nas edições passadas e boas práticas para o dia.

Mas, tratando-se especificamente da redação, existem regras claras para desenvolver um texto de qualidade e que seja bem avaliado pela banca da prova. Então, vamos explorar cada uma delas.

Coesão e Coerência

Primordialmente, a presença da coesão e da coerência em uma redação do ENEM são características que qualquer especialista irá te falar. Por anos, a banca avaliadora da prova vem destacando a importância deles para um texto realmente de destaque.

Afinal, seguir as regras da Língua Portuguesa é indispensável e, consequentemente, é impossível construir um bom texto que não possua esses dois elementos presentes nele.

Basicamente, a coesão trata-se de seguir as regras gramaticais, enquanto a coerência se refere ao conteúdo do texto, ou seja, no sentido de tudo. Vale lembrar que um conceito não existe sem o outro, ambos devem estar presentes no texto.

Em resumo, atente-se à coesão para ter um texto seguindo as regras do idioma oficial e fique de olho para manter a coerência do conteúdo, fazendo parágrafos interligados.

Estrutura textual

Em segundo lugar, temos a estrutura textual do texto oficial da redação do ENEM: o tipo dissertativo-argumentativo.

É comum encontrar estudantes que não conhecem esse modelo de texto e acabam errando na produção, mas esse tipo é obrigatório e não utilizá-lo poderá zerar sua pontuação da redação e estamos falando de mil pontos, né?

Informações de qualidade

Trazer um bom repertório, demonstrando que você é um candidato informado e com bons conhecimentos, fará total diferença na construção do seu texto e, consequentemente, na sua pontuação final.

Traga informações de qualidade, sempre citando os autores e respeitando os Direito Humanos, bem como as normas sociais.

Inovação

Finalmente, temos a parte da intervenção ou solução do problema-tema. Neste momento, pense em ideias inovadoras, saia da caixinha e chame a atenção do seu leitor com sugestões que saia do óbvio.

Por fim, esses são os principais elementos que devem estar na redação do ENEM. Porém, além deles ainda temos as competências de avaliação. Já ouviu falar sobre elas?

As competências da redação do ENEM

Caso você já tenha lido o edital do ENEM, deve saber que a redação da prova possui 5 competências básicas de avaliação na banca de correção.

Em resumo, essas competências devem ser seguidas para garantir uma boa nota. Conheça todas elas agora!

  • Competência I: domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • Competência II: compreensão da proposta do tema com aplicação dos conceitos das áreas de conhecimento no desenvolvimento do texto;
  • Competência III: seleção, organização, relação e interpretação de informações e fatos para argumentação e defesa de um ponto de vista;
  • Competência IV: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de uma argumentação de qualidade;
  • Competência V: elaboração de uma boa solução para o tema abordado, com respeito aos Direitos Humanos e diversidade sociocultural.

De forma geral, essas são as competências pontuadas durante a avaliação da banca e a distribuição de pontos funciona de uma forma bem simples.

Por exemplo, a redação vale mil pontos, representando 20% do peso total do exame. Ou seja, cada uma das 5 competências explicadas acima vale 200 pontos.

Em outras palavras, sua redação será classificada em níveis entre desclassificado (0 pontos), precários (40 pontos), insuficiente (80 pontos), mediano (20 pontos), bom (160 pontos) e ótimo (200 pontos).

Em resumo, cada competência possui importância expressiva na sua pontuação. Então a dica é ficar atento a cada uma delas e tentar seguir cada ponto desse no seu texto.

Como funciona cada competência

Na competência I, você deve estar atento a coisas como pontuação, concordância verbal, ortografia e demais regras da Língua Portuguesa. Você está fazendo um exame para ingressar no nível superior, então erros de escrita são graves. Evite-os!

Em seguida, temos a competência II que é de longe uma das mais precárias nas redações, pois muitos estudantes têm dificuldades com a interpretação de texto. Leia e pratique muito para evitar equívocos.

Já na competência III estamos falando diretamente do seu repertório, as informações que você consegue apresentar sobre o tema, se o seu nível de conhecimento sociocultural está bom e se você tem capacidade para desenvolver argumentos de qualidade.

Da mesma forma, a competência IV vem para avaliar a argumentação, desta vez, avaliando se você consegue ter coesão e coerência na sua escrita, analisando o sentido do texto.

Finalizando a avaliação, temos a competência V que é a parte mais importante da redação: a capacidade de ter boas ideias, elaborar inovações e sair do óbvio.

Em resumo, essas são as competências avaliadas na redação do ENEM. A orientação é trabalhá-las ao máximo e estar preparado para utilizar todas durante a sua redação.

Enfim, vamos ver 5 passos simples para não errar e garantir uma redação nota mil!

5 passos para não errar na redação do ENEM

Agora que você já conheceu melhor a redação do ENEM e conheceu mais informações sobre tudo que ela precisa ter para garantir uma boa pontuação, é hora de irmos para a prática da prova.

Separamos 5 passos simples que você deve dar para não errar na hora de redigir sua redação do ENEM, evitando punições por equívocos ou até mesmo, cair no desgosto da banca avaliadora.

Afinal, estamos falando de professores especialistas que já têm os olhos treinados para identificarem os textos de qualidade. Aprenda a fazer um!

Comece a praticar

Praticar é a palavra-chave para uma redação bem feita. Sendo assim, explore todos os tipos de temas possíveis, refaça suas redações já prontas e treine o máximo possível diversas possibilidades para cada tema.

Dessa forma, você estará preparado para qualquer tipo de redação que possa ser escolhida para o ENEM, além de se sentir confiante na hora de escrever.

Esteja atento aos acontecimentos do mundo

Outro ponto essencial é sempre se manter informado sobre os acontecimentos no mundo e no Brasil, tanto da atualidade quanto fatos históricos.

Por exemplo, caso você vá se informar sobre algum acontecimento político atual, procure compreender a raiz do problema, o que causou aquilo e quais serão as consequências.

Leia o edital

É muito comum encontrar vestibulandos que nunca leram o edital do ENEM, mas esse é um grande erro para quem vai fazer a prova, principalmente no caso da redação.

Basicamente, o ENEM possui muitas regras bem específicas do exame que devem ser seguidas à risca, por isso, ler o edital e ficar atento às orientações é essencial para garantir que você irá obter uma boa pontuação na hora da correção.

Procure inspirações

Todos os anos as redações nota mil são divulgadas pelos veículos de comunicação e, algumas vezes, na própria página oficial do INEP, órgão responsável pelo exame.

Sendo assim, a dica é ficar de olho e procurar inspiração no resultado desses estudantes que se destacaram nas edições passadas. Assim, será possível identificar os pontos que precisam melhorar, além de entender melhor o que a banca da prova gosta.

Descanse

Por último, nas últimas semanas que antecedem a prova a dica é relaxar e descansar a mente. A dica é investir seu tempo em atividades físicas, leituras leves, filmes e, claro, momentos de descanso.

Especialistas já apontam que ter esse momento de “esvaziar” a mente é essencial para estar tranquilo na hora da prova. O descanso faz parte do preparo!

Para te ajudar, confira também um tutorial completo para fazer uma redação:

Por fim, essas são algumas dicas essenciais para se sair bem na redação do ENEM. Caso precise de ajuda, o Descomplicando o ENEM oferece correção de redação com especialistas no exame. Faça sua inscrição online!

Rolar para cima