A gramática pode ser um desafio para muitos, mas é uma parte importante da prova. Então, aprenda a fazer uma redação do ENEM sem erros de Português.

Faça a redação do ENEM sem erros de Português

Os erros gramaticais são um grande problema para boa parte dos candidatos do ENEM, muitos possuem dificuldades com algumas regras do idioma e, por isso, é preciso estar atento no momento de escrever a redação. Aprenda agora a fazer sua redação do ENEM sem erros de Português.  

Neste artigo você irá ler os seguintes tópicos: 

  • Os principais erros de português no ENEM
  • O que fazer para não errar 
  • Preparação de qualidade gera bons resultados 
  • Para os vestibulares 

Boa leitura! 

OS PRINCIPAIS ERROS DE PORTUGUÊS DO ENEM

Primeiramente, caso você seja o tipo de pessoa que não se identifica muito com a matéria de Português ou encontra dificuldades na comunicação escrita, não se preocupe, você não está sozinho!

Sendo assim, fator é muito comum na prova do ENEM, levando vários candidatos a perderem pontos no momento de redigir a redação. 

Entretanto, vale destacar que não necessariamente você precisa dominar por completo esse idioma, mas é essencial saber o básico. 

Nesse sentido, para te ajudar no momento da prova, separamos aqui uma lista feita pelo Jornal Extra, sobre os 10 principais erros gramaticais na redação do ENEM.

Confira a lista! 

  1. Separação do sujeito e predicado 
  2. Crase incorreta 
  3. Paralelismo na regência 
  4. Ambiguidade 
  5. Não usar a vírgula para separar explicações 
  6. “Onde” ou “aonde”
  7. Voz passiva 
  8. Regência do verbo

Enfim, pronto! Estes são alguns dos erros mais cometidos nas últimas edições e aqueles que você deve evitar ao máximo. 

A princípio, pequenos erros de escrita ou pontuações equivocadas, até passam pelos avaliadores, mas o uso incorreto da língua (como nos exemplos acima), pode não ser perdoados. 

Sendo assim, para não perder sua nota ou até mesmo ter sua redação anulada – o que também pode acontecer –, fique atento sobre esses erros e fuja delas no momento da escrita! 

Todavia, se você não entende algum desses erros, pode ficar tranquilo, vamos explicar cada um deles agora. Fique atento! 

COMO TER UMA REDAÇÃO DO ENEM SEM ERROS

Primeiramente, você deve entender como funciona cada uma dessas regras, então, estudar bem o Português não vai te ajudar apenas na parte objetiva da prova, mas também na redação que é uma das partes mais importantes para sua nota final. 

Então, dedique-se muito aos estudos das regras gramaticais e atente-se às formas de usá-las corretamente na escrita.  

Para te ajudar, separamos algumas explicações simples sobre os erros mais comuns citados no item anterior. Confira o que fazer para não errar também: 

  • Separação do sujeito e predicado 

Exemplo: O professor, passou uma redação para testar nossos conhecimentos

R: A vírgula jamais deve separar o sujeito (o professor) do predicado (restante da oração)

  • Crase incorreta 

O erro mais comum acontece em palavras no masculino. 

Ex: Agradeço a Deus

R: Se o “a” vier antes de uma palavra masculina, não existe crase. 

  • Paralelismo na regência 

Ex: Os candidatos sempre preferem fazer a redação antes do que a prova objetiva. 

R: Quem prefere algo, prefere em relação a alguma coisa. Ou seja: Os candidatos sempre preferem fazer a redação a prova objetiva. 

  • Ambiguidade 

Ex: A aluna avisou a professora que prefere seguir a sua forma de estudo. 

R: Evitar o uso do pronome possessivo para não confundir a quem está se referindo. O melhor jeito seria: A aluna prefere usar a própria forma de estudo e avisou isso a professora.

  • Não usar a vírgula para separar explicações 

Ex: O candidato deve levar caneta e lanche e água e documento oficial para prova. 

R: O “e” deve ser colocado apenas no último item, por exemplo: “O candidato deve levar caneta, lanche, água e documento oficial para prova. 

  • “Onde” ou “aonde”

R: “Onde” é para lugar. Ex: Não sei onde fica meu local de prova. Já “aonde”, é utilizado para ideia de movimento. Ex: Aonde vamos ver o resultado do ENEM? 

  • Voz passiva 

Ex: Os alunos ficaram ansiosos por a chegada do novo professor

R:  Lembrar quem é o agente do verbo/ação. Os alunos ficaram ansiosos pela chegada do novo professor 

  • Regência do verbo

Ex: Os materiais de estudos começaram a chegar na casa dos candidatos.

R: Os verbos possuem complementos regidos com ou sem preposição. Sendo assim: Os materiais de estudos começaram a chegar à casa dos candidatos.

Por fim, estes são alguns dos erros mais comuns e as formas que irão te ajudar a evitá-los na prova. Fique atento! 

PREPARAÇÃO DE QUALIDADE GERA BONS RESULTADOS

O seu desenvolvimento no ENEM, será totalmente influenciado pela sua preparação, sendo assim, buscar estudar com qualidade, irá garantir uma boa nota para garantir sua vaga na faculdade. 

Por isso, a dica é procurar auxílio nos estudos com quem entende. No Descomplicando o ENEM, você receberá vídeoaulas e conteúdos exclusivos, elaborados por professores que são especializados na prova. 

Além disso, o aluno tem acesso a testes, simulados, blog, grupo do Telegram e todos os conteúdos voltados para o ENEM. 

No canal Carreira em Foco, o professor Gabriel Thebaldi traz diversas dicas para os candidatos não vacilarem na prova. Inclusive, confira esse vídeo sobre redação: 

Se você ainda não começou os estudos auxiliado por profissionais que entendem sobre o assunto para te encaminhar nesse desafio, ainda dá tempo de começar! Prepare-se do jeito certo!

PARA OS VESTIBULARES 

Muitas instituições de ensino superior privadas aceitam a nota do ENEM como forma de ingresso, por isso, seu resultado será muito importante. 

Entretanto, caso a faculdade que você queira não aceite esse tipo de ingresso ou se você não alcançar uma boa nota, ainda é possível utilizar tudo que você aprendeu para prestar vestibular. 

Além de todas as regras que citamos aqui, os vestibulares também costumam seguir a mesma linha do ENEM na prova objetiva, então estude todos os conteúdos do Ensino Médio e fique ligado nos assuntos do momento que podem cair como tema da redação. 

Na Multivix, o vestibular já está com as inscrições abertas e você pode encontrar um guia completo para arrasar na prova. Saiba mais sobre o vestibular

Por fim, prepare-se com quem pode te oferecer apoio no conhecimento e faça a prova com concentração. Sua dedicação terá bons resultados!