Os 5 erros mais cometidos na redação do ENEM

Erros na redação do ENEM

É praticamente impossível falar do Enem sem falar da prova mais importante e que, normalmente, é a que se tem mais dúvidas: a redação. Com uma abordagem clara, os professores Guilherme Fonseca e Gabriel Tebaldi vão explicar os 5 erros mais comuns que acontecem na redação do ENEM.

Continue lendo este texto e atente-se aos 5 erros que impedem você de tirar uma nota melhor na redação do ENEM. Isso pode fazer toda a diferença para você daqui para frente.

  • Estética do texto
  • Frases Longas
  • Problematização do tema
  • Relacionar seu texto com outra área
  • Conclusão genérica

 

1. Estética do texto

Um dos erros mais comuns é a falta de cuidado com a estética do texto, como não respeitar as margens e ter uma letra que não seja muito legível. Isso pode fazer com que você perca alguns pontos.

Respeitar as margens é essencial, já que tudo o que está fora dela é desconsiderado pelo corretor das redações.

Algumas pessoas erram na letra, pois não sabem o que fazer quando têm uma letra ilegível (ou considerada feia). Neste caso, se torna ainda mais essencial o treino para que no dia da prova sua letra já esteja melhor e atendendo às regras do Enem.

Sobre os tipos de letras para a redação, você pode escrever com letra de forma, com letra bastão ou com a letra que você tiver mais habilidade. O que você não pode é escrever com uma letra ilegível. O que importa é a legibilidade da letra e não a forma como você escreve.

E, por fim, algo que muitas pessoas acabam esquecendo é da desproporção nos parágrafos. Cuidado ao escrever parágrafos com duas linhas e outro com 10 linhas ou mais. Mantenha sempre um padrão com aproximadamente 4 ou 5 linhas cada um.

2. Frases Longas

Agora, vamos analisar o segundo erro cometido na redação do ENEM: as frases longas.

Além da extensão, é muito ruim que o seu texto tenha excesso de vírgulas.

Frases gigantes e muitos verbos no gerúndio também podem deixar o sentido do seu texto confuso.

Além disso, pode demonstrar que você está perdido no meio da ideia. Lembre-se que o corretor não vai ler mais de uma vez a sua frase e, caso ele não entenda o sentido pela primeira vez, você perderá pontos preciosos na sua redação.

Por isso, é muito importante que ela esteja bem escrita, bem pontuada e clara. 

Explique a sua ideia, pontue e, feito isso, é só seguir para a próxima etapa.

3. Problematização do tema

O terceiro erro comum nas redações do ENEM é a não problematização do tema.

Todo tema de redação tem que resolver um problema. Um exemplo: Vamos supor que o tema seja “os benefícios sociais do esporte”. O que o corretor espera que você aborde são os problemas que você enxerga nessa temática.

Por isso é importante você contextualizar o tema e levantar pautas que o norteiam.

E, por último, lembre-se: só há uma solução que é requisito fundamental do nosso texto quando há problema. Por isso, é sempre importante você tornar o tema do seu texto um problema.

4. Relacionar seu texto com outra área

Não relacionar o seu texto com outra área é um outro erro cometido por estudantes na prova de redação do ENEM, explica o professor Gabriel.

A competência 2 é muito clara: você precisa usar o que chama-se de citação de autoridade, isso é, um requisito fundamental. Caso não utilize, a sua argumentação fica muito generalizada.

Por isso, explore outras áreas do conhecimento, sejam nas próprias Humanas: Filosofia, Sociologia, História, Geografia ou outras áreas diversas.

Para que você possa deixar o seu argumento de fato sólido, lembre-se de citar pesquisas ou ideias, desde que não estejam presentes na coletânea.

5. Conclusão genérica

Vamos com o professor Guilherme ao nosso último erro que é ser genérico na conclusão.

Primeiro, colocar um agente vago. Por exemplo, “a sociedade deveria” ou “as pessoas deveriam”. Se “sociedade” ou “as pessoas” soubessem resolver aquele problema, ele já estava resolvido e não era tema da sua redação.

Inserir propostas genéricas também não é uma boa forma de concluir o seu texto de redação do ENEM. Por exemplo, colocar como resolução do problema “palestra em escola” não é uma proposta legal, é genérico. É uma solução que parece que serve para qualquer coisa.

Existem, ainda, os elementos ausentes. Lembre-se que a sua solução deve contemplar todos os elementos da competência 5. Você não pode, por exemplo, deixar de colocar o agente ou deixar de colocar a finalidade da sua ação.

Conclusão

Caso você queira continuar os estudos da sua redação, acesse os nossos vídeos no Carreira em Foco e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do Youtube.

Temos muitas dicas para você arrebentar na redação do ENEM. Bons estudos, rumo à nota 1000!

Leia também: Faça a redação do ENEM sem erros de Português

Rolar para cima