Como funciona a T.R.I. do ENEM

Teoria de Resposta ao Item - T.R.I. do ENEM

Hoje vamos conversar sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Trouxemos o especialista Lucas das aulas de matemática para explicar sobre como funciona a pontuação da prova do ENEM. 

É muito comum um aluno comentar com o professor que, mesmo acertando mais questões que outro aluno, sua pontuação foi menor. Isso acontece porque as questões têm pesos diferentes.

Continue lendo este texto, pois vamos explicar de forma clara a pontuação e o peso das questões do ENEM.

 

 

Organização da Prova do ENEM

Agora você vai entender como é realizada a pontuação do ENEM. A prova do ENEM é organizada em questões fáceis, médias e difíceis.

Por isso, é preciso coerência na hora de resolver essa prova. Não adianta, por exemplo, acertar as questões difíceis e errar as questões fáceis, pois a TRI entende como se você estivesse chutando as questões difíceis. Ou seja, sua pontuação cai. 

Então, basicamente as questões fáceis vão validar as questões difíceis que cada um está acertando. 

Caso um estudante acerte todas as questões fáceis da prova, mas erra as questões difíceis, está ok, pois o TRI considera essa atividade uma ação lógica. 

É claro que o ideal é acertar tudo, mas existe uma coerência: Essa pessoa está acertando as questões fáceis e errando as questões difíceis? Faz sentido.

 

Peso das questões do ENEM

Todas as questões do ENEM têm um peso. Por isso é importante ficar atento ao tipo de questão que se está fazendo.

Fique atento ao mito: Muitas pessoas preferem ler a prova primeiro para depois começar a fazê-la. 

A prova do ENEM possui 90 questões por dia. O tempo é curto para você ler todas as questões antes e só depois começar a resolvê-las. Fique de olho nisso.

 

As questões difíceis do ENEM

Vamos entender como lidar com as questões difíceis.

Um estudante acredita que errar as questões difíceis vai aumentar a pontuação. Porém, isso não faz nenhum sentido! E vamos explicar o motivo.

No cenário de uma prova que tenha duas questões, uma fácil e uma difícil, o melhor cenário de todos seria acertar as duas questões, isso é coerente. Quem fecha a prova é quem acerta tudo. 

Agora, nós temos alguns cenários intermediários, obviamente o pior cenário seria errar as duas. O cenário intermediário é você acertar a questão fácil e errar a questão difícil, isso também é coerente. 

Então, você vai ficar com uma nota que não é a ideal, mas é uma nota razoável. 

O outro cenário intermediário, que é bem pior, seria você acertar a questão difícil e errar a fácil, aí seria incoerente. É uma falsa ilusão como já explicado neste texto anteriormente. O ideal é que você acerte todas as questões. 

Então, em resumo, o segredo é ser coerente. Se você identificar que uma questão está exigindo mais do que o normal, provavelmente é uma questão difícil. 

Você não deve dar uma importância tão boa para ela, mas também não deve desprezar. Não perca tempo ali, vai fazendo aquilo que você identifica como fácil primeiro para você garantir essa ordem mais coerente da sua prova.

 

Como ser coerente com as questões do ENEM

Para garantir essa coerência, uma boa dica é no dia, por exemplo, de matemática com ciências da natureza. Não faça toda a prova de Ciências da Natureza para depois começar a Matemática. 

Faça a prova de uma forma mesclada. Faça 10 questões de Ciências da Natureza, 10 questões de Matemática e assim por diante. 

Dessa maneira, você vai garantir que esteja olhando praticamente toda a prova e tentando encontrar as questões mais fáceis de cada uma dessas provas. 

Se você deixar para o final as questões de matemática, talvez fará com desespero e poderá acabar pulando algumas questões fáceis, simplesmente porque o tempo está acabando. E nesse caso o T.R.I. realmente irá te penalizar.

Conclusão

Entendendo a Teoria de Resposta ao Item, agora basta estudar para conseguir se dar bem durante a prova

Assim, você não terá problema com o sistema com pontuação, com nota e, consequentemente, com a TRI. 

Vamos estudar e acertar muito!

Conte com a gente aqui do Carreira em Foco.

Rolar para cima