Entenda as diferenças entre faculdade, universidade e centro universitário e qual é o melhor.

Faculdade, Universidade ou Centro Universitário? Entenda qual é melhor!

A escolha da instituição onde você fará a faculdade irá decidir diversos fatores do seu futuro profissional, por isso, essa decisão deve ser muito bem pensada e ir de acordo com sua formação. Pensando nisso, preparamos um artigo completo para você entender as diferenças entre faculdade, universidade e centro universitário e qual é o melhor. Entenda! 

Neste post você irá conferir os seguintes tópicos: 

  • As diferenças entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário
  • Qual é a melhor opção? 
  • Escolha uma instituição confiável  
  • Os vestibulares

Boa leitura! 

As diferenças entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário

Primeiramente, destacamos que cada modelo possui diretrizes e objetivos bem diferentes e sua escolha, deve ser baseada conforme suas necessidades. 

No caso da faculdade, o ensino é totalmente focado na preparação profissional para o mercado de trabalho. Sendo assim, o aluno terá ensino mais prático da profissão, ligado a rotina de trabalho, ferramentas e conhecimentos específicos da profissão. 

Atualmente, as faculdades preparam os estudantes para serem modernos, tecnológicos e com vasto conhecimento da área, para que possam se destacar. 

Por ter um voltado para as possibilidades de atuação na área, a faculdade irá facilitar a entrada no mercado e melhor preparação, muito além do estudo teórico.

 

Agora, falando do Centro Universitário, podemos pontuar 2 características: corpo docente de mestres e doutores e abrangência de cursos, com mais opções de áreas de atuação. 

Na prática, para os alunos, esses fatores não trazem muitas mudanças na formação, apenas na reputação da instituição. 

A capacitação e experiência do estudante com a área de conhecimento na qual está se formando, serão as mesmas. 

Por último, agora falamos das universidades. Neste caso, assim como o Centro Universitário, é necessário ter professores mestres e doutores. A diferença é que além disso, a instituição será voltada para a academia

Mas, você sabe o que isso significa? As universidades têm o foco em pesquisa e extensão, ou seja, o aluno terá um ensino muito mais focado na teoria e aos estudos da área. 

Diferente da faculdade que prepara o aluno para conquistar empregos no mercado de trabalho, a universidade tem o foco de incentivar a pesquisa e os estudos acadêmicos.

Qual é a melhor opção? 

Anteriormente, destacamos que sua decisão deve ser baseada em suas necessidades pessoais. Então, neste momento confira nossas dicas e personalize sua escolha. 

Por ser voltada para empregabilidade e sucesso no mercado de trabalho, a faculdade pode ser a melhor opção para você. Cursos mais mercadológicos como Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Engenharias, entre outros, devem escolher a faculdade. 

Mas, isso não exclui demais cursos, pois o foco no mercado é um diferencial, não uma regra. Sendo assim, independente de qual curso for fazer, se você quer se formar e sair pronto para trabalhar, a faculdade é a escolha certa. 

Já o centro universitário, é para os estudantes que queiram mergulhar um pouco em dois mundos: mercadológico e acadêmico. 

Isso, porque o estudante encontrará um ensino voltado para o mercado, mas também terá o incentivo para a atuação acadêmica, podendo decidir após a formação, como trabalhar. 

Entretanto, esse não é o caso das universidades. Aqui, o estudante também terá uma formação que possibilita a atuação no mercado de trabalho e em empregos comuns, mas sua preparação profissional será bastante teórica. 

Leia também: 3 dicas simples para escolher a faculdade ideal

As pesquisas e estudos científicos vão te acompanhar durante todo o curso, por isso, é uma opção mais indicada para quem deseja seguir a carreira de cientista. 

Escolha uma instituição confiável 

As modalidades das instituição de ensino superior que foram mostradas neste artigo, não irão definir a qualidade da sua formação, mas sim, o tipo dela. 

Ou seja, não é a partir disso que você irá medir a qualidade da instituição. Este fator deve ser analisado através dos indicadores: avaliações educacionais, experiências de alunos, aproximação com o mercado de trabalho e estrutura (física e pedagógica). 

A dica é consultar páginas confiáveis como o Melhores Faculdades ou o site do MEC, onde você encontra as últimas avaliações que pontuaram características importante, como a qualidade do ensino prestado. 

Lembre-se sempre de pesquisar com calma, conhecer a grade do seu curso de interesse, a reputação da instituição e seus indicadores de qualidade. 

Sua formação dependerá da sua preparação, então, escolher uma boa instituição para fazer sua Graduação, será primordial para o sucesso profissional. 

O vestibular em Faculdade, Universidade e Centro Universitário

As diferenças entre faculdade, universidade ou centro universitário não influenciam no formato dos vestibulares, pois esses são individualmente pensados de acordo com o lugar. 

Na Multivix, por exemplo, os candidatos passam por uma prova objetiva e uma redação para ingressarem na faculdade. Também é possível ingressar com nota do ENEM. 

Saiba mais: multivix.edu.br/vestibular/

Concluindo, o importante é se manter informado e estudar para conquistar sua vaga em uma instituição de qualidade e que esteja enquadrada na modalidade que te oferecerá a formação esperada. 

Lembre-se das dicas e tenha sucesso na sua escolha!