Título de redação: Descubra porque é tão importante e como acertar no seu

Títulos de Redação

Quando o assunto é aprovação, a redação é uma das etapas mais importantes e mais temidas pelos estudantes. Isso porque ela funciona como porta de entrada para diversas oportunidades e ninguém quer perder tempo, não é mesmo?

Hoje  vamos falar sobre o título de redação. Você vai descobrir porque é tão importante e como acertar no seu, para que sua redação seja destaque em quaisquer avaliações (inclusive, no Enem).

Já adianto que, se colocar em prática o que vamos revelar aqui hoje, você estará à frente daquelas pessoas que ignorarem esse texto.  Vamos lá?

O que é título de redação?

Imagine que você está em uma livraria. Agora, responda-me com sinceridade: Qual é a primeira coisa que você vê quando pega um livro em suas mãos? O que faz você ler o resumo do livro na contra-capa? O que desperta em você o interesse em ler aquele livro? Ou, ainda, o que faz você desistir daquela leitura? Para todas essas perguntas, a resposta é uma só: O título!

Como e por que isso acontece? Vamos lá…

O título é como o play do controle de videogame. É ele quem desperta a sua curiosidade e faz você dar o start para entrar em um universo paralelo. É a partir dele que você, enquanto escritor, chama a atenção do leitor para todo o restante do seu texto. Por isso (e por outros motivos que vamos ver ao longo desse post) é tão importante caprichar no título de redação.

Se você está lendo este texto, significa que o título chamou sua atenção, provavelmente por se tratar de um assunto no qual você tem interesse. Certo? Pois bem, essa é a função do título.

Quando o assunto é ENEM, isso se torna ainda mais valioso. Isso porque o ENEM vai muito além de uma simples avaliação. Trata-se de um passaporte rumo ao ensino superior na instituição de ensino que você tanto deseja. Ou seja, estamos falando da realização de um sonho!

Logo, não dá para não fazer o seu melhor durante toda a redação, certo? Inclusive, temos outros textos aqui no site que podem te ajudar – e muito! – a ficar fera na produção de texto para o ENEM.

Como fazer um título de redação?

Agora que você já sabe o que é um título, qual a importância dele e como ele é fundamental para fazer com que as pessoas leiam – ou deixem de ler – o seu texto, nós vamos para a parte prática: Como fazer um título de redação?

Primeiramente, você vai precisar de:

  • Caderno
  • Lápis ou caneta
  • Atenção
  • e dedicação.

Vamos lá!

Como já foi dito, o título precisa ser atraente a ponto de despertar a atenção do leitor. No caso do ENEM, existe um detalhe a mais: O  título de redação precisa ter relação com o tema imposto pelo exame. E é justamente nesse momento que as pessoas perdem pontos ou são desqualificadas.

Em primeiro lugar, esteja sempre atento à temática sugerida. Também leia atentamente o enunciado e o texto de apoio, pois sua ideia de título pode surgir a partir deles.

Depois, lembre-se de destacar as palavras que mais chamam sua atenção no enunciado, pois além de você precisar usá-las na redação, elas também podem ser perfeitas para o seu título.

Por fim, mas não menos importante, atente-se à problemática levantada na questão. Levando em consideração que sua redação deve ter início, meio e fim, é importante que seu título corresponda a essa expectativa. 

É obrigatório fazer um título de redação?

No ENEM o título se tornou opcional, ou seja, não é mais obrigatório. Porém, fique sempre alerta ao edital quando for fazer a prova, pois é lá que vai conter esse tipo de informação, visto que tudo pode mudar de um ano para o outro.

Em outras avaliações, portanto, o título é sim um fator levado em consideração e por isso é importante que  você treine sempre. Assim, você estará apto às duas possibilidades (inclusive no caso do ENEM, se a regra mudar novamente).

Talvez agora você esteja se perguntando: O que preciso levar em consideração ao pensar em um título?

Em resumo, você precisa:

  • Ser criativo
  • Não entregar o jogo logo de início, pois isso vai instigar a curiosidade do leitor
  • Escolher as palavras certas
  • Optar por fazer um título curto
  • Ser coerente com o restante do seu texto

É preciso pular uma linha entre o título e o restante da redação?

Muitas pessoas têm dúvida sobre pular ou não uma linha entre o título e o primeiro parágrafo da redação.

Esteticamente, algumas preferem pular. Porém, no caso do ENEM, você deve ter um cuidado a mais, visto que o espaço é limitado em 30 linhas. Caso você pule uma linha, pode ser que ela faça a diferença no final das contas e você se arrependa. Já dizia o ditado: É melhor sobrar do que faltar.

Falando em ditado, esse é outro ponto que precisamos conversar. Citar clichês e ditados populares no título não é uma boa estratégia no ENEM. Isso porque, além de você deixar de ser original e criativo como comentamos anteriormente, você corre o risco de tornar o seu texto superficial e isso é um ponto negativo. Ou seja, cuidado com os clichês e os ditados populares no título de redação!

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o título de redação, é hora de colocar em prática. Combinado?

Você também pode assistir aos vídeos do nosso canal no Youtube, Carreira em Foco. Lá você vai encontrar tudo sobre redação e como se tornar um especialista nessa etapa tão importante do processo.

Aproveite para compartilhar essas dicas valiosas com seus amigos e familiares que também estão em busca do sonho de ser aprovado em uma faculdade!

Nos vemos no próximo post.

Bons estudos!

Rolar para cima