O que fazer depois da prova do Enem?

O que fazer depois da prova do Enem?

Passado o ENEM, chegou a hora de saber: será que você foi bem?

Encerramos as duas semanas em ciências humanas, linguagem, natureza, matemática e redação. E agora, você quer saber como foi na prova. Não é mesmo?

Nesse post vamos explicar a você sobre como saber sua pontuação do ENEM e todos os passos depois da prova do ENEM.

Contando as questões da prova

Aqui no Carreira em Foco já explicamos sobre a TRI. Ou seja, contar as questões da prova não é a forma correta de saber se você mandou bem. Às vezes, um estudante que acertar menos questões vai obter uma nota maior.

Saiba que, na prática, as questões são tabeladas em fácil, médio e difícil. E, por isso, a sua prova precisa ser coerente.

Outras maneiras de conferir o gabarito

Agora, caso você não tenha paciência para esperar a correção do Inep que só sai em janeiro, existem vários sites extremamente confiáveis que você pode usar para  medir a sua TRI e tentar simular um pouquinho a sua nota.

Gabarito oficial

Agora, você que conferiu  vários  gabaritos  deve ter visto também que tem muitas questões que os professores ficam em dúvida. Afinal de contas, tem muitos detratores, muitos enunciados difíceis e aquelas interpretações que só o MEC (Ministério da Educação) entende.

O gabarito oficial do MEC é aquele que você deve seguir. Nele você confere todas as suas questões. Então, caso queira conferir e contar suas questões, acesse o site do Ministério da Educação.

Como usar minha nota do ENEM

Em janeiro você ainda tem a opção de usar a sua nota do ENEM para várias coisas:

  •       SISU;
  •       Faculdades privadas;
  •       Desconto;
  •       Bolsa.

Conclusão

Existe muita preocupação depois da prova do ENEM a respeito da pontuação, mas como vimos o melhor mesmo é aguardar e entrar no site do Ministério da Educação, para depois verificar qual a melhor opção para usar a sua nota.

Então, continue acessando o  Carreira em Foco, que  estaremos explicando a você todo o passo a passo para você ter a sua nota em mãos e poder usar como quiser.

Então, depois de fazer a prova do ENEM, o período é de descansar, aproveitar esse momento para reequilibrar as energias. Aguardar o resultado, torcer por uma vitória. E ter a certeza que a sorte vai chegar.

Continue firme!

Rolar para cima