Como acertar questões do ENEM

Como acertar questões do ENEM

Chegou a hora de revelar os segredos do ENEM para você fazer uma excelente prova. Vamos mostrar nesse post como você pode acertar as questões do ENEM.

Mas antes, vale lembrar que, para isso, é preciso que você tenha estudado durante todo o ano. Afinal, não estamos falando de uma fórmula mágica, não é mesmo?

O que vamos revelar hoje são algumas estratégias que, junto com o seu conhecimento, ajudarão você a realizar uma boa prova e, consequentemente, conquistar a nota que você deseja.

5 segredos do ENEM

Agora você vai entender de uma maneira bem simples os 5 segredos para realizar uma boa prova. Observação: Fique sempre atento às “pegadinhas” que o ENEM coloca nas questões na hora da prova.

Abaixo, vamos conferir os 5 grandes segredos para resolver as questões do ENEM.

1º Grande segredo: ler o enunciado

Não devemos começar a fazer a prova do ENEM lendo o texto da questão, isso é um erro. Devemos começar pela pergunta presente naquele enunciado. Ou seja: Leia sempre o enunciado.

Quando você começa primeiro pelo texto, não tem como saber:

  • Qual o tema da questão;
  • Qual o assunto que a questão cobra;
  • Quais são as habilidades que você vai precisar para resolver a questão.

Então, não esqueça primeiro a pergunta e depois o conteúdo.

2º Grande segredo: anotações

Tem gente que adora grifar apostila e tem um pessoal que jura que passa o marca-texto só no que considera mais importante. Mas, na hora do ENEM, é fundamental que você vá marcando ao longo dos textos aquilo que é mais importante em cada linha ou em cada frase.

Caso a questão tenha imagem, gráfico ou tabela é importante que você faça pequenas anotações ao lado com as suas palavras.

Escreva o que você entendeu daquilo que está sendo mostrado, a sua interpretação. Após isso, você poderá seguir com a questão.

3º segredo: os distratores

Saiba que nenhuma questão do ENEM tem alternativas absurdas, de graça e banalizadas.

Deve-se ficar atento ao fato de que em uma questão existirá mais de uma alternativa com conteúdo correto, ou seja, que faz sentido. Porém, apenas UMA responde ao que de fato está sendo perguntado na questão.

4º Grande segredo: palavras absolutas

A realidade é muito complexa, sabemos que para tudo existe mais do que um ponto de vista e que existe exceção para qualquer coisa.

Na prova do ENEM você deve ficar atento a palavras muito fortes na questão. Palavras como: nunca, sempre e jamais. Dificilmente o gabarito está nessas alternativas.

5º Grande segredo: a eliminação

O ENEM tem 180 questões, por isso é importante que você organize o seu raciocínio para facilitar no momento de respondê-las.

Quando você percebe que uma alternativa não é a resposta, deixa marcada com um “x”.

Depois de fazer as eliminações, você começa a testar aquelas que restaram e se estão respondendo à pergunta de acordo com o que foi pedido pelo enunciado.

E aí, está pronto para colocar essas dicas em prática? Faça o teste com simulados e depois nos conte o que você achou.

Ao colocá-las em prática, certamente você terá novos e bons resultados durante as avaliações.

Desejamos muito sucesso e bons estudos!

Confira mais vídeos nos nosso canal.

 

Rolar para cima